Vereador de Belford Roxo é preso acusado de miliciano

O Ministério Público do Rio (MP-RJ) e a Delegacia de Repressão as Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco-IE) realizam diligências ontem, terça-feira (18) para investigar a participação de um vereador de Belford Roxo e de policiais militares na formação de uma milícia.
O MP-RJ requer ainda a expedição de mandados de busca e apreensão em endereços do vereador Fábio Augusto de Oliveira Brasil, conhecido como “Fabinho Varandão”, e em empresas que exploram sinal de internet no município.
De acordo com as investigações do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ) até o momento, o grupo atua com um monopólio na distribuição de sinal clandestino de internet, na venda de gás de cozinha e de cigarros contrabandeados e na exploração do serviço de moto-táxi. Além disso, segundo o Ministério Público, os milicianos coagem comerciantes e moradores dos bairros Vale do Ipê, Parque Amorim, Lote XV, Jardim do Ipê, Vale da Mangueira, Vasco, Vona, Parque Roncali, São Vicente e Heliópolis, exigindo pagamento de quantias em dinheiro a título de “taxa de segurança”, fatos confirmados por meio de denúncias anônimas das vítimas, corroboradas por testemunhas.
A milícia teria começado suas atividades em 2016. O MPRJ afirma que o vereador foi identificado como líder do grupo e contava com o apoio armado de policial militar e outros homens, como seguranças particulares e nas ações ilícitas do grupo.
O monopólio das empresas de internet se estenderia, inclusive, a uma área dominada pelo tráfico de drogas, liderado por Cremilson Almeida de Souza, vulgo “Coroa”, denunciado pelo MPRJ por homicídios contra pessoas pelo simples fato de se relacionarem com policiais.
O MPRJ pediu a prisão temporária de Fábio, de acordo com o MPRJ, devido à periculosidade do grupo e para que as investigações prossigam e obtenham êxito. Além disso, pediu a quebra de sigilo de dados de bens e materiais apreendidos nos endereços dos denunciados, assim como nas empresas Iago Net Tel Serviços de Internet Eirelli – EEP e Digital do Lote XV LTDA EEP, investigadas por monopolizarem a comercialização de sinais de internet.
O cumprimento dos mandados conta com apoio da Corregedoria da Polícia Militar, da Coordenadoria Recursos Especiais e da Força Nacional.

error: Conteúdo protegido !!