Prefeitura do Rio reduz idade para idoso ter acesso a benefícios

Agora os benefícios serão concedidos a partir dos 60 anos e não mais aos 65

O prefeito Marcelo Crivella sancionou ontem, dia 7, uma lei que reduz de 65 para 60 anos a idade do idoso na cidade do Rio. Com a mudança, mais pessoas passam a ter direito a benefícios como a gratuidade em ônibus municipais; meia-entrada em cinemas, teatros e museus; prioridade nos atendimentos; e isenção em taxas.

Desde março de 2018, a idade do idoso a nível estadual já era de 60 anos, graças a um projeto aprovado na Alerj. Com isso, direitos como o passe livre no transporte intermunicipal e a prioridade de atendimento em órgãos públicos e supermercados passaram a ser usufruídos por um maior número de cidadãos.

Já a Lei 782/2018, sancionada nesta segunda-feira, vale para concessões e regras da cidade do Rio de Janeiro. Ela é de autoria do vereador Eliseu Kessler (PSD). O parlamentar apontou a inclusão social do idoso como um dos motivos para adoção da medida:

“O idoso sem autonomia é rapidamente excluído do trabalho, das funções de aquisição de produção, manutenção e transmissão de conhecimentos. Sendo assim, não será difícil de prever que, nestas circunstâncias, ele tende ao isolamento e ao isolar-se assuma cada vez mais uma situação de dependência.

error: Conteúdo protegido !!