Clínicas da Família de Mesquita realizaram quase 10 mil atendimentos em dezembro

A Prefeitura de Mesquita divulgou nesta quarta-feira os números de atendimentos realizados pelas duas Clínicas da Família que já funcionam na cidade. No total, foram 9.807 consultas realizadas pelas equipes das unidades Jacutinga e Jorge Campos, esta última localizada no bairro Coreia. Esse número engloba consultas agendadas de clínica médica, ginecologia, odontologia, pediatria, de enfermagem e de demanda livre, exames preventivos e pré-natais e visitas domiciliares, entre outros serviços.

“Fico satisfeito quando vejo esses resultados porque percebo que a população está utilizando e se beneficiando com esse novo modelo de Saúde que implantamos na cidade de Mesquita em 2018. Investir na atenção básica é mais vantajoso para a população, que fica menos doente, e para os cofres públicos, que gastam bem menos prevenindo hoje do que remediando essas pessoas no futuro”, analisa Jorge Miranda, o prefeito de Mesquita.

Desses 9.807 atendimentos realizados, 54,3% aconteceram na Clínica da Família Jacutinga, a maior do município de Mesquita. Localizado na Rua Barão do Rio Branco, o espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h, com coleta de exames laboratoriais de segunda a sexta-feira, entre 7h e 8h. A unidade tem dez equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), formadas por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde e três de saúde bucal. São 15 consultórios, salas de procedimento, coleta, vacina e de observação, farmácia, além de equipamentos para exames de Raio-X e ultrassonografia.

Já os outros 45,7% foram registrados na Clínica da Família Jorge Campos, na Avenida Brasil, a primeira inaugurada em Mesquita, em julho de 2018. Toda informatizada, a unidade dinamizou e desburocratizou processos de atendimento, sem perdas de informações no prontuário dos pacientes – que é eletrônico. Mesquitenses que, após consulta médica, recebem indicação para ultrassonografia e Raio-X, já saem com o procedimento marcado.

Ambas unidades fazem parte de um projeto de reformulação do sistema de atenção básica do município de Mesquita. Essa modernização engloba outras três unidades, que serão entregues para a população até o final de 2020. A próxima a ser inaugurada será em Santa Terezinha, na Avenida União 673, no prédio onde funcionava o antigo Hospital São José. A data, por enquanto, ainda não está definida.

 

error: Conteúdo protegido !!