Nilópolis confirma carnaval de rua na Baixada

A crise financeira vai deixar o carnaval à meia bomba para a maior parte dos foliões da Baixada Fluminense. A menos de um mês da abertura da folia, apenas a Prefeitura de Nilópolis, terra da Escola de Samba Beija-Flor, confirmou a realização de bailes carnavalescos gratuitos, que acontecerão entre os dias 2 e 5 de março, no centro do município.

Em São João de Meriti, está confirmada somente a realização de um baile infantil. Por conta do pouco dinheiro em caixa, Mesquita não realizará o carnaval de rua. Pelo mesmo motivo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Queimados e Belford Roxo ainda decidirão, nos próximos dias, se conseguirão ou não promover os bailes populares.

Duas cidades já definiram as respectivas cortes momesca. Em Nilópolis, a folia será comandada pelo Rei Momo Erick Alves, de 23 anos. Ele terá a companhia da rainha Michelle Turques, de duas princesas e uma musa. Eles foram escolhidos em um concurso que aconteceu, domingo passado, no Centro Cultural Galpão 252. A Corte terá ainda a companhia da miss Nilópolis Roberta Martins, que aceitou convite para participar do carnaval nilopolitano. Em Duque de Caxias, apesar da indefinição sobre o carnaval de rua, já existe rei e sua respectiva Corte.

Fabiano Souza é o Rei Momo. Thayna Gonçalves é a rainha, Luciene Santinha, a princesa, Sérgio Lourenço, o cidadão do samba, e Marcelly Morena, a princesa trans. Além disso, no próximo domingo, dia 20, às 14h, acontecerá na quadra da Escola de Samba Grande Rio, a eleição para a Corte de carnaval LGBT. O concurso escolherá um Rei Momo, uma rainha e duas princesas para o carnaval 2019. De acordo com a Prefeitura de Caxias, mais de 200 pessoas já fizeram inscrições para a disputa.

De acordo com a comissão organizadora, os interessados no concurso ainda podem se inscrever através do e-mail novaacduc@gmail.com, até o dia 20. Os candidatos devem ser maiores de 18 anos e possuir documento comprobatório de residência no município de Duque de Caxias. Além disso, deverão anexar, no ato da inscrição, foto de corpo inteiro atual. Ainda segundo a comissão organizadora, no dia do concurso, os candidatos deverão levar biquíni e fantasia para as suas apresentações. O concurso é promovido pela Associação Carnavalesca de Duque de Caxias (ACDUC).

A Avenida Mirandela vai sediar os bailes de carnaval em Nilópolis. A folia acontecerá no trecho entre as Ruas Eliseu Alvarenga e Zezinho, com início às 20h e previsão de término às 2h. Além da existência do policiamento do 20º BPM (Mesquita), a Prefeitura de Nilópolis confirmou que uma ambulância estará posicionada nas proximidades da Mirandela para eventuais emergências.

Pelo menos 300 homens, entre agentes da Guarda Municipal, Secretaria de Saúde, Defesa Civil, Coordenadoria de Ordem Pública e Secretaria de Transportes, também serão mobilizados para ajudar a orientar os foliões.

Para os que não querem esperar a abertura do carnaval, prevista para o dia 2 de março, e preferem cair logo no samba, há uma boa notícia. O subsecretário de Cultura, Manoel Félix, confirmou que haverá dois bailes pré-carnavalescos, nos dias 23 e 24 de fevereiro, na Praça do Chafariz, no centro do município, a partir das 18h.

A corte momesca também deverá participar da festa. Lorrayne Lopes, 1ª princesa do carnaval nilopolitano, confirmou que terá fôlego de sobra e que não decepcionar os foliões.

— Sambo desde pequena. Também sou passista da Beija-Flor. Estou preparada — diz Lorrayne.

Ela terá companhia ainda da princesa Eduarda Souza, da musa Daiane Moreira e da missa Nilópolis, além, é claro, do Rei Momo e da Rainha de Carnaval.

error: Conteúdo protegido !!