Alunos da Caravana do Trabalho em Mesquita terão formatura nesta sexta-feira

Programa qualificou 150 participantes nos cursos de Assistente Administrativo, Turismo e Hotelaria, Recepção do Cliente e Telemarketing, ministrados pela UniRio

A Prefeitura de Mesquita realizará nesta sexta-feira, dia 22, às 16h, uma cerimônia de formatura para cerca de 150 alunos que participaram da Caravana do Trabalho no polo da cidade. O projeto, realizado pelo Ministério do Trabalho, atendeu cerca de 6 mil alunos nos estados do Rio de Janeiro e Goiás com cursos aplicados pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com o próprio ministério e com o apoio de prefeituras e organizações da sociedade civil. Mesquita foi um dos cinco municípios selecionados na Baixada Fluminense para receber a iniciativa.

“Quando incentivamos a capacitação da população para o mercado de trabalho, estamos também criando um cenário mais favorável para o desenvolvimento econômico do município. Quanto mais gente estiver trabalhando, mais a economia de Mesquita se movimentará. E, para que isso aconteça, precisamos investir na formação das pessoas”, avalia o prefeito Jorge Miranda.

Foram oferecidos quatro cursos no projeto: Assistente Administrativo, Turismo e Hotelaria, Recepção do Cliente e Telemarketing. Em Mesquita, as aulas aconteceram na Escola Municipal Governador Roberto Silveira, em Edson Passos, nos turnos da manhã (8h às 12h) e da tarde (13h às 17h). O único pré-requisito para se inscrever era ter mais de 15 anos e os alunos receberam material didático e uniforme gratuitamente. Agora, com o término dos cursos, eles terão seus certificados pela UniRio e pelo Ministério do Trabalho.

“Ficamos muito orgulhosos com o empenho desses alunos durante as aulas. Foi um compromisso diário, no qual eles se dedicaram ao máximo e, agora, merecem demais o reconhecimento com esses certificados. Algo que nos surpreendeu também foi a quantidade de pessoas adultas e até já idosas com interesse em se reinventar e se reinserir no mercado de trabalho com uma qualificação diferenciada. E nós estamos buscando novas oportunidades para isso”, garante Fábio Baiense, subsecretário de Desenvolvimento Econômico e Agricultura de Mesquita e também coordenador da Caravana do Trabalho na cidade.

 

Cerimônia especial na UniRio

 

Parte dos formandos nos cursos de todo o Estado do Rio de Janeiro já receberam seus certificados na última quinta-feira, dia 14 de fevereiro, em cerimônia na própria UniRio. Na ocasião, 15 alunos de Mesquita foram convocados para representar o polo da cidade. Um dos mais orgulhosos foi Jackson Thalles de Lima Santos, de 20 anos, morador da Chatuba.

“Eu queria me qualificar e fiz os cursos de Turismo e Hotelaria e Recepção do Cliente, até porque eu já lido com público atualmente. Tivemos dois meses de aulas e foi bem legal porque, além de adquirir conhecimentos, também fiz muitos amigos. Foi uma convivência diária, de segunda a sexta-feira, que criou um elo bacana entre a gente”, conta o jovem, que sonha conseguir ingressar em uma universidade no futuro. “Quero fazer jornalismo. Hoje eu trabalho em um jornal comunitário e minha vontade e me profissionalizar nessa área”, avisa.

 

 

error: Conteúdo protegido !!