
Na última quinta-feira (9), a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), presidida por Rubens Lopes da Silva, o Rubinho, anunciou os árbitros responsáveis pelas semifinais do Estadual da Primeira Divisão, a Série A de Profissionais do Rio. Dois nomes polêmicos foram escolhidos: Leonardo Garcia Cavaleiro apitará Fluminense x Botafogo, neste sábado, às 18h30, no Maracanã, enquanto João Batista de Arruda está confirmado para Vasco x Flamengo, domingo, no mesmo estádio, às quatro da tarde.
Nessa escala, chama mais atenção a indicação de Arruda, que distribuiu quatro cartões vermelhos no último ‘Clássico dos Milhões’. Na ocasião, Bernardo e Guiñazu foram expulsos pelo Vasco, e os rubro-negros Paulinho e Anderson Pico ganharam o mesmo ‘prêmio’. A confusão aconteceu nos minutos finais da vitória rubro-negra por 2 a 1, no Maracanã.

Foto: Úrsula Nery/Agência Ferj
Este foi o último jogo envolvendo grandes clubes que João Batista de Arruda apitou. Antes disso ele tinha distribuído oito cartões amarelos na vitória do Vasco sobre o Bangu, na sétima rodada. Desta vez Arruda será auxiliado por Luiz Antônio Muniz e Silbert Faria Sisquim.
O juiz que deu três pênaltis para o Vasco também está nas semis. Leonardo Garcia Cavaleiro não é dos mais confiáveis, segundo o centroavante Fred. Ao ser expulso no Fla-Flu, o tricolor deixou o Maracanã questionando os três pênaltis que o árbitro marcou para o Vasco contra o Friburguense, em jogo paralelo. Agora, Fred encontra Cavaleiro na primeira partida das semifinais após cumprir suspensão na última quarta-feira. Wagner de Almeida Santos e Jackson Lourenço são os auxiliares.
Por: Jota Carvalho