Apoiadores da Lava Jato protestam contra decisão do STF

Oswaldo Corneti/Fotos Públicas

Movimentos de direita e apoiadores da Lava Jato protestam no domingo (17) em vários Estados contra decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que determinou a competência da Justiça Eleitoral para julgar processos da Lava Jato que envolvem crimes comuns ligados a crimes de caixa 2. Os atos são realizados no mesmo dia em que a operação completa 5 anos de atuação. A decisão dos ministros foi por 6 a 5 na última 5ª feira (14) e foi alvo de críticas de políticos, principalmente do PSL e de apoiadores da operação.
O movimento que mais inflou o pedido para a população ir às ruas é o o MBL (Movimento Brasil Livre), apoiador explícito da Lava Jato. O grupo convocou manifestações em 19 Estados e no Distrito Federal. Em retweet de publicação no Twitter, demonstrou não querer “o fim” nem atacar o STF. Também houve convocação por parte dos movimentos Vem Pra Rua, Nas Ruas, Direita Cascavel, Endireita Fortaleza, Direita Zona Norte Rio De Janeiro e Vem Pra Rua Floripa.
Houve protestos em: Brasília, Rio de Janeiro, Campinas (SP), Salvador (BA), Recife (PE), Osasco (SP), São Paulo (SP), Curitiba (PR), São José do Rio Preto (SP), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO), Espírito Santo, Fortaleza (CE), Maringá (PR), Cascavel (PR) e Belo Horizonte (MG).
Os manifestantes se vestem com as cores verde e amarelo da bandeira do Brasil. Há muitos ainda com camisetas com a imagem do presidente Jair Bolsonaro.
Em Brasília, cerca de 100 pessoas, de acordo com a estimativa da Polícia Militar do Distrito Federal até às 11h, protestaram na Praça dos Três Poderes, em frente ao STF. Há entre os manifestantes 1 caixão escrito “Lava Jato”, em crítica à medida do Supremo.

error: Conteúdo protegido !!