Idosos de Mesquita têm vida mais saudável

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Academias da Terceira Idade possuem equipamentos especializados e professores de educação física que orientam os alunos Foto: Carla Josephyne
Academias da Terceira Idade possuem equipamentos especializados e professores de educação física que orientam os alunos
Foto: Carla Josephyne

Visando o bem estar da população da melhor idade, a Prefeitura de Mesquita vem instalando há mais de um ano nas praças e áreas de convivência pública da cidade as Academias da Terceira Idade (ATI), com equipamentos especializados e professores de educação física para orientar os alunos durante as atividades. Além disso, o governo oferece para esta faixa aulas de hidroginástica, natação, pilates, zumba e ginástica localizada na Vila Olímpica e no Polo de Natação, do bairro Santa Terezinha.
Adepta das aulas de hidroginástica, zumba, pilates e ginástica localizada, Terezinha de Jesus das Neves, de 68 anos, pratica atividade física regularmente há três anos e diz que não vive mais sem os exercícios. “Minha vida melhorou em todos os sentidos. Hoje tenho muito mais disposição, vejo meus músculos mais fortes e dores pelo corpo só sinto mesmo quando pego mais pesado nas aulas”, brincou a idosa.
Outra que não abre mão da atividade física é a dona de casa Maria Oliveira Ribeiro, de 69 anos. Ela conta que procurou a Vila Olímpica de Mesquita, em fevereiro desse ano, para se matricular nas aulas de pilates por recomendação médica e hoje faz por vontade própria. “Vim por necessidade e hoje adoro tudo o que faço. Ganhei flexibilidade, qualidade de vida e mais saúde”, enumerou.

As aulas de natação e hidroginástica acontecem na Vila Olímpica e no Polo de Natação Foto: Carla Josephyne
As aulas de natação e hidroginástica acontecem na Vila Olímpica e no Polo de Natação
Foto: Carla Josephyne

Depois de perder 25 quilos em um ano, a aposentada Maria Isabel Ferreira, de 70 anos, é um exemplo entre as novas amigas que fez nas aulas de zumba e na Academia da Terceira Idade, que funciona na vila. “Chequei aqui com 110 quilos. Faço dança, caminhadas na pista de atletismo e me exercito nos aparelhos. Agora sinto que meu condicionamento físico mudou demais. Eu vivia cansada e com o coração acelerado ao menor sinal de esforço. Venho de segunda a sábado sem faltar nem em dia de chuva”.
Para o professor de natação e hidroginástica Rafael Costa, que dá aulas no pólo de natação da vila, de terça a sexta-feira, pela manhã, os alunos da terceira idade têm um compromisso firmado com a prática de exercícios. “A maioria não falta nem com mau tempo, mesmo assim incrementamos sempre as atividades com gincanas, brincadeiras e exercícios diferentes para fortalecer a musculatura e para promover uma maior socialização entre eles”, explicou o professor.

 

Procura pelas atividades é grande

O coordenador de Esportes da cidade, Sérgio Henrique Pinheiro, o Pebo, explica que as modalidades mais procuradas pelas pessoas da terceira idade estão lotadas. “Nós adotamos o sistema de cortar os alunos que faltam mais de três vezes sem justificativa, para que possamos atender a procura, pois não é justo que o aluno ocupe uma vaga sem usufruir das atividades. Mas isso é raro, pois todos são muito assíduos na frequência e levam a rotina de exercícios mais a sério que muitos jovens”, disse.
Apesar da procura quase sempre ser maior que a demanda, toda segunda segunda-feira do mês novas vagas são abertas, pois sempre há alguma desistência. Para se matricular é necessário apresentar atestado médico, documento de identidade com foto e comprovante de residência.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!