Alunos de Japeri estão sem merenda desde o início do ano letivo

Em algumas escolas a solução foi pedir que os pais levassem comida para as crianças. Mesmo diante das críticas, Prefeitura garante que todas as escolas estão abastecidas.

Despensas vazias, fogão desligado e crianças com fome na hora da aula. Essa é a realidade das escolas da rede municipal de educação de Japeri, município da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. Uma reportagem do RJ TV 2 mostrou, nesta segunda-feira (12), que os alunos dos colégios públicos da cidade estão sem merenda desde o início do ano letivo.
Para tentar amenizar a situação, algumas escolas passaram a pedir que os pais levassem comida para seus filhos. Contudo, essa solução nem sempre é possível, como alertou Laís da Silva, mãe de Kevin Da Silva, de 10 anos.
“Se a gente não tiver dinheiro eles vêm para escola e eu não trago nada. Se os pais não tiverem eles ficam sem comida porque não tem”, disse Laís, que viu o filho ainda completar: “Todas as crianças já estão reclamando da falta de comida”, comentou Kevin Da Silva.
O Conselho de Alimentação Escolar de Japeri visitou no mês passado três escolas municipais e relatou que nas unidades visitadas não havia alimentos suficientes para preparar as refeições. O conselho também registrou que os alunos estavam sendo liberados mais cedo por conta da falta de comida.
“Meu filho traz merenda, quando tem, quando não tem, quando não tem dinheiro, infelizmente ele vem estudar com fome. Depois volta para casa para ver o que a gente faz. É um absurdo”, comentou André Ferreira.
Além do problema da falta de comida para as crianças, ainda tem o calor. Em várias escolas, o aparelho de ar condicionado está devidamente instalado, mas não funciona.
Apesar de todas as reclamações de pais e alunos, a prefeitura de Japeri alegou que todos as escolas estão sendo abastecidas com merenda. Segundo o poder público municipal, merendeiras e inspetores concursados foram convocados para o trabalho.
A reportagem do RJ2 ainda lembrou que o prefeito de Japeri, Carlos Moraes, do partido Progressistas, está preso desde julho do ano passado por envolvimento com o tráfico de drogas.

error: Conteúdo protegido !!