Assistência técnica deixa consumidora sem geladeira

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Sem resolução para o problema, Juçara Vieira está sem o eletrodoméstico há mais de 40 dias Foto: Raphael Vieira
Sem resolução para o problema, Juçara Vieira está sem o eletrodoméstico há mais de 40 dias
Foto: Raphael Vieira

Por vezes, a alegria de uma compra acaba devido à problemas com o pós-venda. É por essa situação que está passando a professora aposentada Juçara das Neves Vieira Pierre, de 55 anos. A demora por uma solução na assistência técnica já faz com que ela esteja sem sua geladeira há quase 50 dias. O eletrodoméstico foi adquirido em setembro do ano passado, em substituição de outro que devido à falta de peças não pôde ser consertado.
Mas a felicidade pela nova geladeira durou pouco. Durante o carnaval, o eletrodoméstico deixou de funcionar. Desde então, foram muitas as tentativas de acionamento da assistência técnica para que o problema fosse resolvido. No entanto, mesmo estando na garantia, o fim da relação empresa-consumidora insatisfeita parece estar longe de chegar ao fim.
“No dia 23 de fevereiro, a geladeira parou de funcionar. No mesmo dia, liguei para a assistência, que disse que mandaria um técnico para uma visita somente no dia 3 de março. O diagnóstico do problema, de acordo com ele, foi um vazamento de gás. Para que fosse feito o conserto, seria necessário enviá-la para a assistência técnica”, relatou Juçara. Mas os problemas, não pararam por ai. “A geladeira voltou do mesmo jeito.”

Painel da geladeira mostra que a potência de resfriamento está no máximo Foto: Raphael Vieira
Painel da geladeira mostra que a potência de resfriamento está no máximo
Foto: Raphael Vieira

O transporte do eletrodoméstico para a assistência, prometido para o dia seguinte da visita, demorou mais 18 dias: “Levaram a geladeira no dia 23 de março e devolveram-na no dia 6 de abril. Quando ela chegou aqui, os técnicos alegaram que por razões técnicas relacionadas ao transporte, ela só poderia ser ligada duas horas depois. Após o tempo ter passado, preparei a geladeira para usá-la”. A alegria de ter a geladeira funcionando normalmente durou apenas um dia: “Na terça-feira (7) quando abri a geladeira, me parece que não houve conserto algum, estava tudo quente. Já o freezer estava cheio de sangue, pois as carnes descongelaram”, relatou a aposentada.

“Brastemp não é mais Brastemp”
Item essencial na cozinha de 93,7% dos brasileiros, de acordo com dados do IBGE, a nova e problemática geladeira de Juçara foi substituída por outra que, no ano passado, precisou ser substituída por falta de peças para reparo: “Quando optamos pela compra da Brastemp, levamos em consideração o peso da marca. Pensávamos que não teríamos problemas e que se algo acontecesse, iríamos ter uma assistência digna. No entanto, o foi tudo diferente. Acho que a Brastemp não é mais uma Brastemp”, disse Juçara, brincado com o slogan histórico da marca.
Por telefone, Juçara relatou que a assistência técnica retornou à sua casa logo após a saída da equipe de reportagem do Jornal de Hoje. Segundo ela, o técnico disse que o novo defeito teria sido causado no transporte do local do reparo até a residência da aposentada. Ele retornou à casa de Juçara no dia seguinte para efetuar um novo reparo e a geladeira voltou a funcionar. No entanto, menos de 24 horas depois, o eletrodoméstico apresentou o mesmo problema.
“Abri a geladeira e estava tudo quente, no freezer o gelo virou água e as carnes descongelaram novamente. Liguei para a Brastemp para criticar a qualidade do serviço oferecido pela assistência técnica, mas ninguém atende. É um desrespeito total com o consumidor”, lamentou a aposentada que pretende entrar com uma ação na Justiça.
De acordo com a advogada Denize Boechat, da Boechat Advogados, casos como o da Juçara tem sido frequentes. “O produto veio com vício de qualidade, ou seja, o produto que ela adquiriu não cumpriu com o que se esperava dele. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, todos são responsáveis os fornecedores são possivelmente responsáveis por esse problema (a loja, empresa fabricante e assistência técnica).”

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