Mesquita lança projeto para acabar com evasão escolar

Um portal na internet -http://maisum.mesquita.rj.gov.br/ – foi criado para receber notificações sobre crianças e adolescentes que estão fora das salas de aula

Com o objetivo de evitar a evasão escolar, garantir a permanência de crianças e adolescentes em sala de aula e buscar os que ainda estão fora da escola, a Prefeitura de Mesquita lançou na quarta-feira (20) o projeto ‘Mesquita Mais Um’. O lançamento aconteceu às 14h, no Centro Cultural Mister Watkins, na Rua Armando Sales Teixeira, com a participação do prefeito do município, Jorge Miranda, e de todos os setores envolvidos.
Para desenvolver o projeto, a Secretaria Municipal de Educação pretende identificar e acompanhar as crianças e adolescentes que ainda estão fora do ambiente escolar ou em risco de abandonar a escola. Para evitar que esses fatores aconteçam, o setor irá implantar meios e formas de garantir o acesso da população infanto-juvenil às escolas de Mesquita e de reforçar a permanência dos que já estão em sala de aula.
A abertura do lançamento do projeto contou com a participação do grupo Trupe Balaio Literário, apresentando o espetáculo “O Semeador de Baobá”, com Macedo Griot e Renata Andrade, com direção de Rogério Magalhães.  Trata-se da lenda e cultura de uma árvore milenar, nativa da África do Sul, que mede até 10 metros de diâmetro.
De acordo com a subsecretária de administração da Educação, Lucia Maria Leone, o universo de alunos que abandonaram a sala de aula ou que estão em idade escolar, mas ainda se encontram fora da escola, será levantado a partir do projeto ‘Mesquita Mais Um’.  Ainda segundo ela, o Censo Escolar de 2018, cujo resultado será conhecido ainda este mês, contribuirá para este levantamento. Durante a apresentação do projeto, planilhas exibidas no telão mostraram que em 2016, 947 alunos abandonaram a escola. E que a evasão escolar foi reduzida no ano seguinte, 2017, quando se registrou que 765 alunos deixaram a sala de aula.  Juntando essas informações com o resultado do Censo de 2018, o Mesquita Mais Um terá como se aproximar do percentual de crianças e adolescentes que estão fora das escolas em Mesquita.
“Muitos que não chegaram à escola estão em risco social’, justificou Cristiane Maria de Souza, que integra a equipe técnica de Orientação Educacional da Secretaria de Educação, durante a apresentação do projeto. Por esse motivo, além de outras questões sociais, é que o projeto envolve as secretarias de Assistência Social, de Saúde, Segurança Pública além de setores como o de Tecnologia da Informação, Defesa Civil e Guarda Municipal, além do Conselho Tutelar, Organizações Governamentais e Não Governamentais. “O que depender do governo para resgatar as crianças e adolescentes que estão fora da escola, nós vamos fazer”, assegurou o prefeito Jorge Miranda.
“Ao me convidar para ser secretário de Saúde, a primeira coisa que o prefeito me pediu foi para cuidar das crianças de Mesquita”, arrematou Emerson Trindade, secretário municipal de saúde para explicar o seu empenho pelas Clínicas de Saúde da Família (CSF) no município.
A cidade também quer contar com a ajuda dos moradores para encontrar e reinserir crianças e jovens fora da escola. No portal http://maisum.mesquita.rj.gov.br/ eles poderão notificar casos que identificarem, para que a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) possa matricular e dar oportunidade de acesso e permanência no ambiente escolar. Além disso, a campanha será desenvolvida nas escolas do município, com orientadores educacionais sendo atores importantes no combate à evasão escolar.

error: Conteúdo protegido !!