“Mãos à Horta” estreia no CRAS do Banco de Areia nesta terça-feira

A Prefeitura de Mesquita realiza nesta terça-feira, dia 28 de maio, a estreia do “Mãos à Horta”. A atividade acontecerá no CRAS Banco de Areia e trata-se de um projeto de horta comunitária, orgânica e sustentável, que será cuidada por usuários do serviço de convivência do próprio centro de referência, além de alunos e profissionais da Educação de Mesquita. Posteriormente, chegará a outras unidades da Assistência Social e de ensino da rede municipal. O CRAS Banco de Areia fica na Rua Bicuíba 48.

Nesta primeira edição, haverá a participação de professores e alunos da Escola Municipal Vereador Américo dos Santos, que também fica no Banco de Areia. No total, 250 mudas serão plantadas nos canteiros do projeto, entre hortaliças e plantas medicinais. O “Mãos à Horta” é uma parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social de Mesquita com as secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente e Urbanismo.

O lançamento acontecerá depois da última aula da primeira turma do curso de horta doméstica, oferecido pela Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Agricultura. A ideia é que oficinas sobre Agroecologia, abordando Ecopedagogia e Ecotécnicas, sejam associadas à prática do cultivo de hortas e ministradas aos usuários dos serviços da Assistência Social de Mesquita e aos alunos da rede municipal.

Além de indicada como atividade terapêutica e de interação, a prática pode ser aplicada como método de ensino de Ciências e Educação Ambiental, estimular uma alimentação mais saudável e ainda conscientizar e sensibilizar os participantes sobre as questões ambientais, oferecendo um laboratório natural aos colaboradores e participantes.

error: Conteúdo protegido !!