Cultura e esporte ao alcance da população de Mesquita

Cerca de três mil pessoas são atendidas, por mês, em pelo menos 32 atividades esportivas e culturais desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Mesquita. O trabalho vai desde o balé e musicalização infantil até dança de salão, karatê, xadrez, pilates, dublagem e hidroginástica. As ações se direcionam a pessoas de todas as idades, a partir dos 6 anos.

“O que a gente mais quer é melhorar a qualidade de vida, o relacionamento e o bem-estar geral. E desenvolver os potenciais profissional, artístico e atlético dos participantes, entre outras habilidades”, avalia Kleber Rodrigues, subsecretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Mesquita.

Kleber Rodrigues garante que o trabalho segue as orientações do governo Jorge Miranda, no sentido de atender, com qualidade, um número cada vez maior de pessoas de todas as idades. “Nós temos o balé, destinado às crianças de 6 anos de idade, e a hidroginástica para pessoas da chamada terceira idade”, exemplifica.

 

BOX

Saiba quais são as atividades

 

Desde o período em que iniciou as atividades na secretaria, de 2017 até agora, Kleber contabiliza mais 70 mil atendimentos, mantendo uma média mensal de 3 mil pessoas.  Na Vila Olímpica, na Rua Baronesa de Mesquita, no Cosmorama, se desenvolvem 17 atividades, entre elas alongamento, atletismo, basquete, capoeira, circuito funcional, fitdance, futebol, futsal, ginástica, handebol, hidroginástica, jiu-jitsu, judô, natação, pilates, vôlei e taekwondo.

Já na sede da secretaria, na Estrada Feliciano Sodré 2.931, no Centro, as atividades são balé (para crianças a partir de 6 anos), canto, musicalização infantil, teoria musical, violão, sax, trompete, percussão, violino, dança de rua, dança de salão, ritmos, xadrez, karatê, dublagem, escultura, grafite, pintura e desenho, jogos e teatro. Atividades também acontecem no Centro Cultural Mister Watkins, na Rua Armando Sales Teixeira 57, no Centro.

Participante da hidroginástica na piscina da Vila, Aristeia Ferreira de Abreu Sales, 76 anos, gosta da atividade. “A hidro faz bem à saúde. Se eu não fizer, sinto falta”, diz. Antônio Torres, 68 anos, concorda. “Adoro isso aqui. Ficar sentado no sofá não dá”, comenta. Hélio do Nascimento, 74 anos, considera a hidroginástica fundamental. “Isso é um remédio que ajuda a gente a manter a saúde”, avalia. Todos eles destacam a iniciativa do governo Jorge Miranda e o empenho de Camila Mucheli, 37 anos, e dos demais professores.

As inscrições para atividades culturais são feitas na sede da Secretaria. Já as esportivas são realizadas na própria Vila Olímpica. Ambas acontecem sempre na primeira semana de cada mês. Todas as atividades são ministradas por profissionais qualificados em suas respectivas áreas de atuação.

error: Conteúdo protegido !!