Quem não gosta de ter um conhecimento a mais?

*Carlos Bernardo González Pecotche

Um, dois, ou mais conhecimentos servem em geral para aumentar a eficácia na profissão ou no desempenho de qualquer atividade. Em ciência, filosofia e arte, por exemplo, servem para aperfeiçoar a investigação ou dominar melhor o campo da experiência pessoal. Mas o número de conhecimentos, por variada que seja sua índole, se bem que instrui e capacita à inteligência no desenvolvimento gradual de aptidões mentais, projeta-se sempre para o externo do ser, sem promover nenhuma vinculação com o interno; referimo-nos, é claro, ao interno sob o ângulo em que a Logosofia o concede e ensina a viver. Não há dúvida que a capacitação intelectual assinalada motiva e dá lugar à elevação da moral e da cultura do ser, mas esta, salvo casos estritos, não permanece livre das implicações do instinto, dado que não existe a força neutralizante da consciência como fator decisivo do comportamento individual.
O conhecimento logosófico, entretanto, superando tudo o que se pode imaginar, ensina a forma inteligente e segura de aproveitar as energias internas.
Guia o discípulo, propiciando-lhe o encontro consigo mesmo, com suas fontes vivas, com seus recursos ignorados, que logo afloram à vida para converter em realidade o que outrora foram recônditas possibilidades.
Sendo os conhecimentos logosóficos potências estáticas que ganham atividade e poder não bem são libertados do mistério que os aprisiona, só devem ser usados honestamente, com pureza mental, nos altos fins de evolução individual. Paralelamente com essa honrosa conduta que será como que uma norma ao longo do caminho do aperfeiçoamento, deverá ser observada a que corresponde ao uso desses conhecimentos a serviço da grande obra de superação psicológica e espiritual da espécie humana.
Experimentar um conhecimento a mais, em se tratando de algo que oferece tão singulares prerrogativas, significa que se compreendeu e se valorizou sua imensa transcendência para o mundo e para os homens.

*Carlos Bernardo González Pecotche (Raumsol) – www.logosofia.org.br

error: Conteúdo protegido !!