Mesquita comemora Mês do Meio Ambiente

“Pense Verde”. “Preserve!” “Plante esta ideia”. Foi com esses lemas que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo iniciou suas comemorações ao Mês do Meio Ambiente em Mesquita. A programação foi aberta nessa quinta-feira, dia 6 de junho, com uma roda de conversa voltada para os servidores do município. O encontro “Meio Ambiente: Responsabilidade Coletiva” trouxe pautas que evidenciam a importância do trabalho de Educação Ambiental para a comunidade e como ela funciona.

Foram debatidas ideias sobre o acúmulo de resíduos, desordem urbana e coleta seletiva de lixo. “A Baixada Fluminense tem vários problemas sociais que são iniciados por falta de visão crítica socioambiental”, disse a gestora e educadora ambiental da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, Rosaura Clem.

Com 15 anos de experiência, Rosaura enfatizou que sustentabilidade é um assunto comum a todos e uma questão do exercício da cidadania. Ela aproveitou o momento para agradecer o incentivo e a parceria das demais secretarias municipais de Mesquita com sua equipe. “É um trabalho conjunto e que não seria possível sem a ajuda de todos profissionais da prefeitura”, exaltou.

Rodrigo Rodrigues, subsecretário de Meio Ambiente e Urbanismo, frisou que cuidar da natureza é um investimento. Dos 25% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) arrecadados pelo estado, 2,5% são passados aos municípios que alcançam as metas ecológicas. Esse resultado produz um bom rendimento financeiro, que pode ser direcionado aos projetos da cidade. “Ações socioambientais, além de gerarem uma melhoria direta na condição de vida do mesquitense, rendem recursos importantes para a gestão da cidade enquanto deixam o município bonito e colorido”, avaliou.

 

Jardins Urbanos

 

A programação continua nesta sexta-feira, dia 7 de junho. Haverá um plantio na rua Capitão Teles, no Cruzeiro do Sul. A ação é uma continuação do projeto “Jardins Urbanos”, subprojeto da iniciativa “Mesquita que te Quero Verde”, que substitui antigos depósitos irregulares de lixo por espaços de lazer para a população. Para ajudar, a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo receberá a ajuda de alunos da Escola Municipal Cruzeiro do Sul, que fica próxima à área onde o novo jardim estará localizado.

 

error: Conteúdo protegido !!