*Wallace da S. Santiago
O nosso planeta encontra-se em uma mudança constante, ledo engano pensar que estamos em um planeta inerte e imutável. Fenômenos naturais como os terremotos, vulcões, ventos, chuvas, erosão e muitas outras coisas, fazem parte do ciclo geológico da terra, embora a Terra esteja enfrentando uma nova mudança, uma mudança não natural, mas sim provocada por ações humanas.
Houve períodos anteriores à nossa Era, em que grandes mudanças climáticas levaram à extinção em massa de milhares de espécies animais e vegetais. A última grande extinção de nosso planeta foi há aproximadamente 65 milhões de anos, no período conhecido como Cretáceo, que culminou na extinção dos Dinossauros. As teorias mais aceitas, dizem, que foi devido à queda de um asteróide na terra ou a uma intensa atividade vulcânica, ambas as teorias apontam para o mesmo destino, uma mudança em todo o ecossistema terrestre, que culminou na quebra da cadeia alimentar, mudança na temperatura global e extinção dos seres menos adaptados ao novo meio que se formou.
O Período Cretáceo serve muito bem para ilustrar, que os acontecimentos em que envolvem o planeta, influem diretamente em toda a espécie vivente do planeta Terra e em seus habitats, querendo ou não, as mudanças ocorrerão. Por exemplo, as ilhas vulcânicas do Havaí continuam em expansão, pois as erupções aumentam geograficamente o território acima do nível do mar, as fendas abertas na Etiópia poderão se tornar um novo oceano de acordo com Cindy Ebinger, professora da Universidade de Rochester, EUA. Ou seja, o nosso mundo permanece em constante mudança, aonde somente os mais adaptáveis sobreviverão.
A ação humana tem se mostrado desastrosa para o meio ambiente em um todo. Florestas virgens são destruídas para a criação de gado, áreas de restinga estão sendo zoneadas para a criação de condomínios luxuosos, os gases poluentes são emitidos indiscriminadamente na natureza, os rios e mares são contaminados por diversas substancias poluentes, a contaminação do solo por lixões e pelo garimpo também é uma ferida aberta no meio ambiente. Se a natureza permanecer sendo degradada desta forma, haverá outra grande extinção, como já tem se mostrado centenas de animais ameaçados de extinção pela ação do homem. É um verdadeiro genocídio ambiental!
É certo, que de forma natural virão mudanças climáticas ao nosso meio ambiente, mas isso leva milhões de anos para acontecer na natureza, coisa que o homem está conseguindo fazer em poucos séculos após a revolução industrial, os habitats estão sendo destruídos, espécies dependentes desses habitats estão sendo dizimadas, rios são assoreados e com isso milhões de peixes são mortos, lagos estão secando, isso graças a ação dos homens, das indústrias e de suas máquinas, que ocasionam entre tantas coisas, a destruição da camada de Ozônio, efeito estufa e o El Nino. Por esse motivo toda a população deve se inteirar e se conscientizar das questões inerentes ao meio ambiente de seu bairro, cidade, estado e país, para que todos juntos possam encontrar uma forma ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável para eliminar ou minimizar os danos causados pelo homem ao ecossistema, visando sempre não interferir na natureza e nem no clima de nosso planeta.
*Wallace da S. Santiago é professor