Bem-estar psicológico no ambiente de trabalho: investimento que gera resultados

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*Kelli Aparecida da Silva Pontes

Cuidar da saúde mental deixou de ser um assunto desconfortável e passou a ser uma prioridade nas organizações que desejam crescer de forma saudável. Ambientes de trabalho emocionalmente sadios promovem mais do que bem-estar individual e coletivo: eles elevam a produtividade, fortalecem as relações interpessoais e aumentam o comprometimento dos colaboradores. Uma equipe que se sente valorizada e está emocionalmente equilibrada tem mais clareza para tomar decisões, criatividade e disposição para lidar com desafios cotidianos.

Para os colaboradores, o cuidado com a saúde mental significa qualidade de vida, motivação e prevenção de doenças como ansiedade, depressão e burnout. Já para as organizações, isso se traduz em menos afastamentos, maior retenção de talentos e um clima organizacional positivo e colaborativo.

Iniciativas como escuta ativa, diálogo aberto, políticas de apoio psicológico, jornadas equilibradas e incentivo à cultura do cuidado são essenciais para que todos se sintam parte de um ambiente onde o ser humano está em primeiro lugar. Porém, colocar o cuidado com o ser humano como prioridade em um ambiente corporativo exige uma mudança profunda de mentalidade, cultura e práticas.

Para que isso se torne realidade, é essencial adotar algumas ideias e ações concretas, como:  valorizar o bem-estar acima do rendimento e da entrega a qualquer custo; reforçar a importância da empatia, do respeito e da escuta ativa como valores da empresa; reconhecer erros e promover ambientes seguros psicologicamente; criar canais de diálogo por meio dos quais os colaboradores se sintam à vontade para dar feedbacks, opiniões e até críticas;  praticar feedbacks regulares entre líderes e liderados, focando mais no ser humano do que na tarefa; investir em programas de apoio psicológico ou parcerias com terapeutas; oferecer momentos de pausa, mindfulness (atenção plena), ou até dias de saúde mental; horários flexíveis, trabalho híbrido ou remoto não como benefício, mas como parte da cultura de confiança; respeitar os limites: jamais romantizar horas extras ou resposta de mensagens fora do expediente; programas de desenvolvimento pessoal: autoconhecimento, liderança empática, inteligência emocional; gerar ambientes onde todas as pessoas se sintam seguras, respeitadas e valorizadas.

Investir em saúde mental não é opcional, é prioridade! Quando as pessoas estão bem, a empresa cresce com mais leveza, conexão e propósito.

*Kelli Aparecida da Silva Pontes é psicóloga e pós-graduada em saúde mental. Atua como psicóloga clínica e organizacional na Fundação João Paulo II.

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