* Carlos B. González Pecotche
Com estas palavras, queremos expressar que cada um deve ser consciente de sua capacidade física, moral e intelectual (1) e saber o que possui, porque, na medida do que possua estará em condições de administrar suas forças, utilizá-las e ainda ajudar, distribuindo o acervo de seus bens internos para os que necessitam e são credores desse socorro espiritual. Vale dizer, pois, que cada um, na medida de sua capacidade mental, de suas possibilidades individuais, poderá contar com um auxílio constante de si mesmo e empregá-lo para o bem dos demais.
Conhecer cada um sua medida significa estar em dia consigo mesmo em todas as ordens da vida, e estar em dia consigo mesmo é não haver criado dívidas econômicas ou morais, colocando-se fora das próprias possibilidades.
Conhecer cada um sua medida é saber equilibrar o orçamento interno para não desperdiçar energia ou dissipar os bens (conhecimentos úteis) que se hajam conseguido reunir, à custa muitas vezes, de perseverantes empenhos.
Um comerciante que ignorasse os estoques de seus negócios, o montante de seus créditos e a soma total de suas dívidas, seria um caso tão absurdo que até é inconcebível; não obstante, não será difícil ao leitor comprovar quantas são as pessoas que se encontram exatamente nesse grau de ignorância a respeito de seus valores pessoais, suas energias, possibilidades, falências, etc… Daí que tantas vezes se lancem, com os resultados e consequências fáceis de imaginar, a empresas de diversas índoles ou se coloquem em situações que requereriam uma medida dez ou cem vezes maior do que as que possuem.
Conhecer cada um sua medida e não excedê-la jamais sem antes havê-la ampliado prudentemente, ou seja, não acrescentar mais do que permite o recipiente ou do que pode conter ou abarcar a capacidade receptiva ou retentiva do ser.
Destaque:
(1) “Conhecer cada um sua medida é saber equilibrar o orçamento interno”.
* Autor da Logosofia – Carlos B. González Pecotche – Centro de Difusão e Informação de logosofia de Nova Iguaçu – CDIL NI – End. Rua Paulo Fróes Machado, nº 58, sala 502. Horário: Terças e Quintas Feiras das 18:00 às 20:00 horas. Telefone: (21) 27679713 e (21) 964560246