*Julio Borges da Silva
Você que é um adepto da bicicleta para o uso diário ou apenas para a diversão do fim de semana, tem que estar atento a uma das partes mais importantes da sua querida bicicleta: os pneus. É fundamental conhecer os modelos disponíveis, qual o uso de cada um e qual é a melhor opção para você. Por isso, confira conosco, as dicas:
>> O pneu da sua bicicleta – Definir qual a melhor opção de pneu para a sua bicicleta é fundamental para que você tenha um melhor aproveitamento do equipamento que você possui. Isso garante que você possa usar o seu transporte de forma eficiente, segura e não comprometer as condições do seu material.
A variedade de opções de pneus presentes no mercado é muito grande, havendo opções para todos os perfis de ciclista, bem como para todos os bolsos. Você pode ir até uma loja de materiais para bicicletas e conferir com seus próprios olhos: haverá pneus de R$20 a mais de R$500, de acordo com seu interesse e intenção. É importante saber identificar se o pneu de R$20 pode te deixar na mão, de acordo com o que faz com a bicicleta, ou se é a opção para você fugir de um par de pneus que sairia por R$1000.
Visando compreender melhor a grande variedade de pneus presentes no mercado, é que este artigo busca traçar alguns aspectos importantes que devem ser observados quando for substituir os pneus da sua bicicleta. Leia com atenção, pesquise no mercado e converse com outros ciclistas para conhecer qual é o produto certo para você.
>> O diâmetro do pneu – O diâmetro do pneu da sua bicicleta é comumente representado pelo seu aro, logo conhecer qual é o aro do seu equipamento para comprar algo que realmente sirva para você. Isso não é nem uma questão de melhor ou pior uso do seu equipamento, simplesmente um pneu de diâmetro errado não entrará na sua roda e não vai funcionar para nada. Para descobrir qual o diâmetro dos pneus da sua bike é verificar na lateral deles, já que todos eles possuem uma inscrição das suas dimensões ali. Trata-se de uma combinação de números, geralmente dois ou três, o primeiro relacionado ao diâmetro e o segundo a largura. Há também algumas terminologias importantes nestas inscrições presentes nas laterais dos pneus, por exemplo, ao estar escrito 700C significa que este pneu é destinado a uso em estrada, enquanto aros 29, 27 são adequados a mountain bikes e o aro 26 ao uso geral, as mais comumente encontradas. Este é um tema bastante delicado e que você precisa dominar logo de cara, pois na hora que precisar de um pneu novo será o primeiro tema perguntado quando for comprar um novo. Fique alerta logo que comprar a sua bicicleta e tome nota, esta é uma informação muito valiosa para a manutenção do seu equipamento.
>> Qual a largura que você quer para os seus pneus? – Diferentemente dos aros e diâmetros, a largura pode variar em um mesmo modelo de bike, podendo ser modificado de acordo com suas necessidades, interesses e formas de uso. A largura do seu pneu está diretamente relacionada a aderência que ele tem em relação ao solo, possibilitando maior tração, maciez e até robustez em sua pedalada. De forma geral, pneus mais largos são mais pesados, geram um maior contato com o solo, o que acarreta em arrasto, mas também aderência e tração, ideal para realizar curvas e proporcionando um maior conforto na sua utilização. Pneus mais finos, garante leveza no conjunto da sua bicicleta, o que acarreta em velocidade e desenvolvimento para a sua pedalada. Mas também há pontos fracos, pneus mais estreitos estão mais sujeitos a danos, furos e cortes, levando a maiores gastos com manutenção.
Logo, não pense em colocar um pneu estreito em uma estrada de chão ou espere alcançar grandes velocidades da sua bicicleta de peso reduzido com pneu largo, encontre o tamanho certo para você.
>> Bandas de rolagem e sua função – As bandas de rolagem são aqueles desenhos e relevos que vemos em toda a superfície do pneu que entra em contato direto com o solo. Já notou como elas possuem uma infinidade de formas diferentes? Isso tem uma razão e estão muito longe de serem um enfeite. Este tipo de característica varia de acordo com o uso dado a cada tipo de pneu, sendo necessário conhecer bem qual a sua aplicação para não inverter os papéis. Os pneus lisos, também conhecidos como slicks, são destinados a velocidade, quanto menor o relevo presente na superfície do pneu, os cravos, maior é o contato do pneu com o solo e menor é o atrito gerado. Mesmo assim, é comum que esses pneus tenham sulcos ou frisos, pequenas ranhuras destinadas ao escoamento da água, o que é fundamental para evitar escorregamentos. Tenha certeza que o seu pneu é apropriado para condições de chuva antes de cair na estrada, onde os imprevisto climáticos podem surgir. Pneus com maior número de cravos e uma superfície mais irregular são apropriados para terrenos irregulares e o uso em trajetos em estradas de terra e trilhas, auxiliando na tração do pneu com o solo e proporcionando aderência no trajeto. Se para o seu dia a dia você circula mais em asfalto e ciclovias, pneus mais próximos ao modelo slick são mais apropriados, mas se gosta de encarar um pouco de terra ou lama de vez enquanto, considere a possibilidade de um pneu misto que une um pouco das características dos dois modelos.
*Julio Borges da Silva é ciclista e praticante do cicloturismo.