*Wallace Santiago
Ao se falar de educação logo vem no imaginário, uma escola, sala de aula, professor, diretores, merenda, etc. Mas a sabedoria popular tem uma máxima sobre o assunto educação, o ditado popular diz, educação começa em casa. O que em si, é uma verdade, os primeiros professores, educadores, médicos e enfermeiros são os nossos pais, pois em tempos antigos, eram eles que ensinavam, educavam, cuidavam e tratavam de seus filhos. Vale também lembrar da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que diz em seu Art. 2º. A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Ou seja, não é apenas matricular o filho na escola, pois o papel da escola é secundário na vida dos alunos, a educação realmente começa dentro de casa.
Em tempos de escassez de recursos hídricos, assoreamento de rios, mudanças climáticas, infertilização de solos, desertificação de florestas, etc… O cidadão não deve apenas colocar a responsabilidade da resolução da problemática ambiental sobre os ombros do Estado, mas também deve adotar medidas e atitudes sustentáveis dentro de suas residências para ajudar, pois a problemática ambiental atinge todas as pessoas, desde os mais carentes aos governantes e ricos de todos os países, todos pertencem ao mesmo mundo, isso é um fato, por isso todos serão atingidos.
As atitudes sustentáveis são em si fáceis de serem adotadas, e devem virar um habito para todas as pessoas de todas as classes, e não somente pessoas físicas , mas pessoas jurídicas essencialmente, pois é de nosso trabalho que conseguimos sustentar as nossas famílias.
Em nossas casas podemos tomar rápidos banhos, ligar a torneira apenas para umedecer e enxaguar a louça, isso ajudaria a economizar água, acender apenas as luzes quando se fizerem necessárias para poupar energia elétrica, não jogar óleo saturado no ralo, mas separar em garrafas para a coleta seletiva, não juntar lixo orgânico com inorgânico, reciclar papéis para rascunho, plantar arvores em locais apropriados, pois elas nos ajudam a resfriar o ambiente alem de ajudar no efeito estufa, use sacolas próprias quando for no mercado, não faça queimadas e nem incinere o lixo para não gerar gases de efeito estufa, essas são algumas medidas que ajudam na preservação e conservação do nosso meio ambiente.
Adotando essas atitudes, transformando essas medidas em hábitos, o meio ambiente a longo prazo irá se recuperar, os efeitos nocivos da ação do homem sobre a natureza será minimizado, mas isso depende do envolvimento de toda a sociedade, pois é uma causa coletiva, em que toda a humanidade será atingida, independente de classe social, sexo, gênero, raça ou religião, todos estamos envolvidos, então, faça a sua parte.
*Wallace Santiago é professor.