*Maurício Marques
Fazer um intercâmbio para aprender um outro idioma e conhecer novas culturas é o sonho de muitos brasileiros. A boa notícia é que esse sonho tem se tornado cada dia mais possível. Com novos recursos, destinos variados e a flexibilidade de pagamento oferecida pelas agências as pessoas já podem embarcar mais tranquilas.
Engana-se quem pensa que o momento ideal para estudar fora é durante a juventude. Existe um intercâmbio ideal para cada fase da vida. Vou compartilhar com vocês algumas ideias sobre a variedade de opções. Seja qual for sua idade, disponibilidade de tempo, momento da carreira ou área de interesse.
>> Menor de 18 anos: os jovens de 12 a 17 anos que já falam inglês podem aprimorar o idioma nos programas de férias e acampamentos de verão ou inverno que ocorrem em julho e janeiro ou fazer o famoso High School. No High School, o aluno pode cursar um semestre ou um ano do ensino médio fora do Brasil, é uma experiência incrível e muito enriquecedora. Para quem quer ficar menos tempo, a opção é o Summer ou Winter Camps, imagina que experiência incrível conhecer estudantes do mundo inteiro, interagindo em outro idioma e conhecendo a cultura local ainda na infância e pré-adolescência. Durante esse acampamento outras habilidades podem ser desenvolvidas, como: cinema, fotografia, esporte e muitos outros.
>> Depois do Ensino Médio: Para os que estão terminando o ensino médio e pretendem iniciar graduação em Universidades fora do Brasil, há algumas regras. Quem deseja embarcar para a Inglaterra, existe um curso preparatório obrigatório chamado Foundation. A grade escolar brasileira tem duração de 12 anos, já nas escolas britânicas a duração é de 13 anos. Para garantir que os brasileiros estejam no mesmo nível de equivalência que os outros estudantes, é preciso complementar a grade com o Foundation, que tem duração média de um ano. Para os que vão para os Estados Unidos ou Canadá existe o curso Pathway, que prepara você para as universidades desses países, além de ser um test-drive da carreira pretendida. A duração do Pathway pode variar de 2 meses a 1 ano. Só na Austrália existem mais de 200 tipos de cursos que podem ser feitos em diferentes períodos, seja uma área de negócios ou uma área mais técnica como hospitalidade, gastronomia, etc.
>> Cursos rápidos para adultos: Para quem já tem uma carreira aqui no Brasil, é mais difícil se ausentar longos períodos para estudar fora. A falta de tempo afeta muitos profissionais. Cursos de 4 a 8 semanas podem ser a resposta. Além do tradicional inglês, há opções em áreas específicas como cinema, design, moda e uma infinidade de variações de temas. Um deles certamente é ideal para você complementar seu conhecimento, incrementar o seu currículo ou experimentar sua futura carreira antes de ingressar em um curso de longa duração.
Especialização: Para aqueles que querem aprimorar o currículo e complementar com uma especialização fora existem diversas opções nas áreas de moda, fotografia, gastronomia, marketing, direito, negócios, finanças que podem variar de poucas semanas a um ano. No Brasil, estes tipos de cursos podem equivaler a um curso técnico ou extensão universitária.
>> Pós-graduação: Quer acrescentar um título de peso a sua formação? Nada melhor do que uma pós-graduação no exterior. A opção varia de acordo com o curso escolhido e o país de destino. Mas em média a duração é de dois anos.
Hobby: Se a sua motivação é desbravar novos continentes atrás de sua grande paixão seja por fotografia, artes, dança, culinária, vinhos, golf, aviação, surf, sky, etc., mas o seu conhecimento em outros idiomas não te acompanha, um intercâmbio também pode ser a resposta. Além de melhorar seu relacionamento com as pessoas ele irá te ajudar a cumprir seus planos e realizar seu sonho.
*Maurício Marques é diretor comercial da Global Study, franquia de intercâmbios.