Jeania Maria Souza Silva
Estou mais próxima do meu sonho… Globo Repórter, aleluia!, resolveu ser brasileiro…Quero percorrer essa estrada de ponta a ponta e os dois caminhos: o velho e o novo. Uma vez fui convidada pelo Sebrae Baixada para falar num seminário. Foi quando fiz o cartaz A Baixada é linda, em que colocava uma estrada que se liga a essa como a foto principal. Fui chamada para falar de Turismo na Baixada, olha que loucura, quando aqui não havia sequer hotel. Hoje, muita coisa mudou e temos uns quatro na região. Viajei o Brasil falando sobre a Baixada participando de eventos e agradeço a UNIG que me ajudou muito nisso patrocinando tudo.
Nesse seminário sobre Turismo estava um representante da Embratur (Governo Federal) e um da TurisRio (Governo Estadual). Na época a Baixada não tinha ainda recebido o crime organizado carioca que foi expulso da capital pelas UPPs. Abri dizendo que tinha mais medo de andar em Nova Iorque que em Nova Iguaçu. Não foi uma simples frase de efeito. Na minha cabeça New York era uma cidade de muitos crimes como Hollywood me apresentava. E no Rio, a minha capital querida, balas perdidas estavam matando muitos inocentes.
Aproveitei a presença da TurisRio para reclamar que MINAS GERAIS estava recuperando a sua parte da Estrada Real e que o Rio não havia feito nada.
Não só pedi a recuperação da estrada no Rio, como aproveitei para cobrar do governo federal uma CAMPANHA NACIONAL. Sugeri que fizessem como a Europa com a estrada de São Thiago de Compostella e que convidassem o mesmo garoto propaganda dessa estrada, o escritor Paulo Coelho. Arrematei lembrando que ninguém pode fazer um ENCONTRO SI MESMO, como o tal escritor sugeria, em outras terras, com outra língua e outra história. EU, como brasileira só poderia me encontrar, integralmente, caminhando lado a lado com meus irmãos, falando a minha língua e revendo a história do meu país. Foi emocionante! Todos se levantaram e me aplaudiram de pé. Me arrepio só de lembrar.
O Caminho dos diamantes. O Globo Repórter desta sexta-feira (23) viaja pela estrada real e descobre os encantos de Minas Gerais. O programa vai ao ar após a novela A Regra do Jogo.
*Jeania Maria Souza Silva é jornalista iguaçuana e assessora de imprensa