Pagando os pecados a dez centavos?

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

*Fernando Adas

Você já está pagando R$ 0,10 por sacolinha no supermercado? Apenas nesta semana em que a lei começou a valer, já vi um monte de gente irritada com a cobrança “indevida” e os protestos de sempre.
O varejo tem uma dificuldade estrutural para pensar fora do quadrado financeiro. Para o segmento tudo é contabilizado como custo e deve ser repassado ao consumidor.
Na prática, o consumidor se vê pagando por algo que não escolheu e se sente irritado, mesmo quando se trata de um valor irrisório como no caso das sacolinhas. Pagar nunca significou um momento de satisfação para o cliente, por isso o momento da fila no caixa nos faz pensar sobre o valor real do que compramos.
Quantas vezes você já desistiu de uma compra na fila, trocou ideias e resolveu abandonar a mercadoria? Pagar faz o consumidor “cair na real” e reavaliar a importância daquele produto. Infelizmente, a maioria do varejo não dá a importância devida a este momento.
Por exemplo, certa vez em uma loja de roupas, decidi a compra e me dirigi à fila do caixa. No mesmo momento fui convidado a esperar sentado, tomando um café. Após uns dez minutos, um vendedor veio com a máquina de cartão e tudo foi resolvido ali entre um biscoitinho e um bom atendimento.
Sabemos que o atendimento personalizado não cabe a modelos de varejo massificados, como supermercados, lojas de departamento, fast fashions, entre outras, mas para o varejista fica o desafio de fazer das filas e dos caixas também momentos de satisfação.
Agilizar o atendimento pode ser uma primeira ação. Quantas vezes foi a uma loja de departamento e a fila estava enorme, pois entre uma infinidade de caixas apenas dois atendentes os operavam e os demais estavam inoperantes? Este é um dos motivos que faz com que o consumidor se irrite com a situação e desista da compra.
Nas filas de supermercado são comuns algumas gôndolas com balas, revistas, chocolates e etc. Este conceito pode ser assertivo, mas será que aquele produto exposto continua interagindo com o meu consumidor? Já pensou em adaptar a ideia e deixá-la um pouco mais a cara do seu varejo? O excesso de produtos cria uma poluição visual que repele o consumidor.
De uma forma geral é preciso conhecer o perfil do cliente da loja e investir em ações que proporcionem satisfação desde a escolha do produto ao momento de pagamento da mercadoria.
Alguns investimentos assumidos pelo varejo inicialmente podem parecer alguns cifrões a menos, porém o retorno financeiro sem dúvidas é muito maior. Pense nisso!

*Fernando Adas é publicitário, especialista em varejo e fundador da Fine Marketing, boutique de comunicação dirigida com 10 anos de atuação no mercado nacional.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!