*Wallace da S. Santiago
Ao se falar de Meio Ambiente podemos entrar em um universo de temas e problemas relacionados ao nosso planeta, pois o meio ambiente engloba todos os elementos vivos e não vivos de nosso mundo, desde o nosso jardim, até o alto dos Himalaias, e assim como a nossa casa, o nosso planeta deve ser bem cuidado.
A preservação ambiental se faz necessária, pois não se pode contaminar a água e os alimentos que serão consumidos por nós e por outros, a consciência e a cidadania são fundamentais para o equilíbrio dos ecossistemas e para a manutenção da vida.
A coleta seletiva dentro de casa, varrer o seu próprio portão, fazer o descarte apropriado de pilhas e óleos, dentre tantas outras medidas preventivas que todo cidadão pode adotar, já geraria um enorme beneficio ao nosso planeta. Isso sem falar do tratamento e descarte adequado para o esgoto, o controle dos gases gerados por automóveis, indústrias, etc.
Se percorrermos a Avenida Beira Rio, às margens do Rio Botas, em Belford Roxo, poderemos perceber que a vida segue seu curso, mas sente o reflexo das ações dos homens. Sacolas plásticas e lixos espalhados por toda a margem são visíveis. Algo tem que ser feito, pois uma paisagem tão bonita, com as montanhas ao fundo, foi prejudicada pelas mãos humanas.
Outra situação deve ser observada: o Rio Botas, é um rio de água doce. Se ele não fosse contaminado com o descarte inapropriado de detritos, poderia ser uma das ferramentas de combate à crise hídrica. Não só ele, como outros rios na mesma situação. Entretanto, ainda há tempo, os rios de água doce ainda existem, eles devem ser descontaminados, a água deve ser tratada e assim abastecer as residências e empresas.
*Wallace da S. Santiago é professor.