Reflexões úteis sobre o conhecimento da mente humana

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

*Carlos B. González Pecotche

Poderá alguém perguntar: “Que necessidade tenho de conhecer minha mente, se posso empregá-la do mesmo modo e fazer tudo quanto apetece?” A isso respondemos que é verdade; mas aquele que, ao pensar, sabe por que leis pensa, já tem uma vantagem sobre quem ignora tal coisa. Além disso, quem não conhece como atuam os pensamentos dentro e fora de sua mente estará sempre à mercê de seus impulsos, sem que a razão, utilizando a vontade, possa sofreá-los.
Existem, não obstante, pessoas que por natureza levam em si o dom do domínio pessoal. Porém, com frequência estas também são surpreendidas em sua boa-fé, por desconhecerem as manobras mentais realizadas pelos que perseguem fins mesquinhos. Por outro lado, pouca é a liberdade de que goza quem se deixa levar pelos pensamentos às mesas de jogo, aos prazeres do álcool, etc. Se a razão é a que deve governar, em íntima consulta com a consciência, nestes casos vemos que tal coisa não acontece.
O conhecimento logosófico permite desalojar da mente todo pensamento pernicioso que rebaixe a condição do ser humano.
Conhecer as combinações e movimentos que se promovem dentro da mente é experimentar a consciência do pensamento executor, é afugentar a fatalidade do acaso, já que este é o que aparece determinando o jogo mental e o que define as alternativas por que passa o indivíduo que não domina, com a inteligência de seus conhecimentos, os fatores que intervêm para enaltecer a sua vida, fazê-la fecunda e feliz, ou então rebaixá-la, arrastando-a pelo caminho da desventura e da perdição.
O homem, em geral, toma o cuidado de não ingerir alimentos que, segundo sabe, haverão de lhe fazer mal, mas amiúde esquece que deve fazer o mesmo com os pensamentos que, por experiência, conhece como maus.
Em resumo, quem não prefere possuir as riquezas do conhecimento a ter de se ver exposto a enfrentar as difíceis situações em que a ignorância o coloca?

*Carlos B. González Pecotche – Autor da Logosofia – www.logosofia.org.br – rj-novaiguacu@logosofia.org.br

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!