Avaliação do Ford Mustang Mach-E 99kWh GT Performance AWD bev (Aut) 2025

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Por Marcus Lauria (texto e fotos)

Fiquei uma semana testando o Ford Mustang Mach E, e posso afirmar que foi uma experiência inesquecível, porém, como sou entusiasta de automóvel raiz, fico com a versão à combustão. Mas isso é uma opinião pessoal, não estou aqui me desfazendo da versão 100% elétrica, ao contrário, ela tem muitas vantagens e muitos adjetivos que merecem destaque nesse teste, além de um apelo esportivo acima da média para carros elétricos.

Bom, vamos ao que interessa, falar de Mustang elétrico. A Ford iniciou a venda do novo Mustang Mach-E GT Performance no Brasil em 16/10/2023, trazendo novidades em termos de acabamento e novos itens de série. Disponível na versão topo de linha GT Performance AWD Extended Range, o modelo mantém o preço de R$ 486.000 e agora oferece rodas diamantadas de 20 polegadas com detalhes em cinza e uma nova cor exclusiva. O Mach-E é o primeiro veículo 100% elétrico da marca no mercado brasileiro e, também, o primeiro Mustang 100% elétrico no mundo.

O Mustang Mach-E mescla elementos do esportivo Mustang original com a proposta dos veículos elétricos. A partir da versão 2024, a cor Cinza Glacial é uma das novidades. Além disso, o SUV elétrico vem de série com uma bomba de calor, e a marca do oval azul decidiu substituir o seletor de marchas rotativo no console central por uma alavanca de câmbio montada na coluna, liberando ainda mais espaço entre os assentos. No caso, a versão que avaliamos é de 2023 e não tem essas novidades, mantendo o padrão do lançamento.

O trem de força permanece o mesmo: dois motores elétricos que geram 487 cv de potência e tração integral, o suficiente para que o Mustang acelere de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos. O modelo conta com amortecedores MagneRide, freios Brembo de alta performance, três modos de condução e rodas de 20 polegadas com pneus 245/45 R20 de baixa resistência à rolagem, garantindo uma experiência de direção empolgante e segura.

A bateria de 91 kWh oferece uma autonomia de até 379 km no ciclo de homologação do Inmetro e até 541 km segundo o método WLTP. Além disso, o veículo pode ser carregado tanto em casa com o carregador Wallbox portátil de 7 kW quanto em estações públicas com o plugue Tipo 2.

O Minhas Experiências Ford, é um programa da marca com soluções para facilitar a jornada do cliente. O veículo pode ser carregado em casa, com o carregador Wallbox portátil de 7 kW fornecido com o veículo, ou em carregadores públicos, usando plugue Tipo 2 – o mais comum.

Para tornar isso uma realidade a marca fez uma parceria com a EZVolt, a maior rede privada de eletropostos do Brasil, com mais de 800 pontos de recarga em 15 estados, e oferece ao cliente recargas gratuitas por 12 meses, ou até 950 kW. Como opção, também estão disponíveis carregadores fixos Wallbox de 7 kW ou 11 kW, e um carregador de emergência de baixa potência para conexão em tomada comum de 220 V.

É possível usar, também, recarregadores fixos Wallbox fornecidos pelas empresas parceiras WEG–Neo Energia e ENEL X, nas opções de 7 kW (220 V, 32 A), para recarga de zero a 100% em 14 horas, e de 11 kW (380 V, 16 A), com recarga em 11 horas. Outra opção é um carregador de emergência de baixa potência, de 2 kW, que utiliza tomada residencial (220 V, 10 A) e realiza a carga total em cerca de 48 horas. Em todos os casos, a conectividade é um recurso que facilita muito essa rotina.

Por fora, a grade dianteira com relevos internos em duas camadas é exclusiva da versão GT. O teto pintado em tom escuro contribui para realçar o perfil dinâmico da coluna C. As laterais sem maçanetas criam um visual fluido. O Mach-E mede 4.743 mm de comprimento, 2.097 mm de largura com os retrovisores e 1.613 mm de altura. A distância entre-eixos de 2.984 mm – 264 mm maior que a do Mustang Mach 1 – torna a cabine mais espaçosa.

O interior do esportivo elétrico traz itens como a tela multimídia de 15,5 polegadas com compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay, som B&O premium, teto solar, bancos dianteiros com ajuste elétrico e aquecimento, além de ajustes com memória para o banco do motorista e retrovisores externos.

Por dentro o carro é bem confortável, tem bancos bem acolchoados e não cansam em viagens mais longas ou mesmo durante o dia a dia do trânsito da cidade. O volante está na medida certa e traz boa empunhadura, além de ser bem fácil de achar a posição de dirigir devido aos ajustes elétricos do banco do motorista (o do passageiro também é elétrico) e os ajustes de altura e profundidade do volante. Os comandos de vidros elétricos  e retrovisores são fáceis de alcançar e usar.

O Mustang Mach-E traz um novo conceito de abertura eletrônica das portas, sem as maçanetas convencionais. As dianteiras podem ser destravadas por um botão na coluna, quando a chave está próxima, por um código no teclado da coluna ou pelo celular, usando o aplicativo FordPass. Um discreto puxador junto à base do vidro facilita o seu manuseio. Nas portas traseiras, basta um toque na moldura para acionar a abertura automática.

O interior do veículo é minimalista e tecnológico, com materiais de qualidade e acabamento requintado. A central multimídia SYNC 4A, com tela de 15,5”, possui uma interface totalmente nova, com sistema inteligente que aprende as preferências e hábitos do usuário. O botão multifuncional central é outra novidade que simplifica os comandos.

Além de conexão com Apple CarPlay e Android Auto, a SYNC 4A vem com GPS embarcado, perfis personalizáveis, seis entradas USB (tipo A e C) e mostra as informações de carregamento em tempo real. Ela também funciona de forma integrada com o painel de instrumentos de 10,2”, que conta com três modos de customização da tela e exibe a autonomia da bateria em destaque. O sistema de som da B&O, com amplificador de 560 W, nove alto-falantes e subwoofer, é de altíssima qualidade.

Os bancos foram projetados pela Ford Performance, com excelente ergonomia. Eles são revestidos com material ecológico premium, o ActiveX, e incluem ajuste elétrico em oito posições e aquecimento para o motorista e o passageiro. O volante com o logotipo do cavalo estampado no centro também é aquecido e pode ser ajustado em altura e profundidade.

Há três memórias para salvar o ajuste do banco do motorista e dos retrovisores, que contam com rebatimento elétrico. O teto solar panorâmico é o maior já usado em um veículo da marca. Ele aumenta a sensação de amplitude da  cabine e tem um revestimento especial termo refletivo para proteção contra raios infravermelhos e ultravioleta.

Sob o capô, há um compartimento extra de 139,5 litros para bagagem, apelidado de “frunk” (abreviatura de “front trunk”). Muito útil para transportar itens como mochilas e compras, ele é vedado e possui um dreno que facilita a limpeza. Junto com o porta-malas traseiro, de 402 litros, eles somam o maior espaço para carga da categoria, com 541,5 litros.

Em termos de segurança, o Mach-E oferece nove airbags, sistema de detecção de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo com stop and go, frenagem autônoma de emergência, assistente de manobras evasivas e reconhecimento de sinais de trânsito. O crossover também traz faróis full-LED, câmera 360° e assistente de estacionamento automático.

O Mach-E está disponível em diversas cores, incluindo as novas opções Cinza Glacial, Preto Astúrias, Vermelho Zadar, Azul Algarve e Branco Nur. A Ford oferece o modelo com detalhes exclusivos, como as rodas de 20 polegadas e elementos de contraste. O seu design mantém os elementos clássicos do Mustang – nariz de tubarão, capô longo, coluna C rápida e lanternas de três barras – em formato de crossover. A cabine, com acabamento minimalista e requintado, traz teto solar, multimídia SYNC 4A com tela de 15,5”, painel de instrumentos de 10,2”, som B&O premium e carregador por indução. Os bancos dianteiros contam com ajuste elétrico, aquecimento e memória para o motorista. As portas, sem maçanetas, são abertas por um novo sistema de trava eletrônica, por botão, código ou celular, com o aplicativo FordPass.

Os seus itens de segurança incluem: nove airbags, detecção, manutenção e centralização em faixa com alerta de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo com stop and go, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, assistente de manobras evasivas e reconhecimento de sinais de velocidade.

O esportivo elétrico tem uma dirigibilidade empolgante e segura, para isso conta com amortecedores MagneRide, freios Brembo de alta performance, três modos de condução e rodas de 20 polegadas com pneus 245/45 R20 de baixa resistência à rolagem. Esse conjunto deixa o Mustang Mach-E praticamente andando em trilhos, faz curvas como ninguém, freia como se deve e acelara na medida certa para deixar qualquer entusiasta automotivo empolgado. A distribuição praticamente igual de peso entre a frente e a traseira é um dos fatores que contribuem para isso.

Junto com a aerodinâmica apurada (Cx de 0,292), a bateria instalada no assoalho contribui para reduzir o centro de gravidade do veículo e entregar uma impressionante estabilidade em curvas. O conjunto de suspensão é independente, do tipo MacPherson na dianteira e multilink na traseira, com amortecedores adaptativos MagneRide para oferecer a melhor resposta em diferentes situações de rodagem.

O sistema de tração integral eAWD do Mustang Mach-E é composto de dois motores elétricos, um em cada eixo, e transmissão automática com uma marcha à frente e outra à ré. Esse conjunto, com potência de 487 cv e torque de 87,7 kgfm – o maior da categoria –, acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 200 km/h, limitada eletronicamente.

Para domar toda essa força, o esportivo é equipado com freios Brembo de alta performance na dianteira, com quatro pistões. Esse sistema incorpora a frenagem regenerativa, que recarrega a bateria quando se pressiona o freio ou se libera o pedal do acelerador. A quantidade de energia recuperada é mostrada no painel.

É possível mudar o comportamento do Mustang Mach-E usando os três modos de condução: Engage, Whisper e Unbridle. O Engage é para o dia a dia, com direção e amortecimento ativo adaptados para condução normal. A iluminação fica na cor azul e o painel exibe o medidor de carga da bateria. O modo Whisper é para condução relaxada e condições climáticas adversas, como pistas escorregadias. Ele diminui a resposta do acelerador e adapta a direção e o amortecimento ativo para o conforto. A iluminação é ajustada em tom azul suave.

O modo Unbridle é para condução esportiva, ajustando a aceleração, direção e amortecimento ativo para máximo desempenho. O som interior aumenta, a luz ambiente e o painel de instrumentos ganham a cor laranja, com um gráfico de aceleração. Esse modo oferece uma configuração extra, Unbridle Extended, para condução esportiva com otimização da bateria.

O Mach-E dispõe também do modo de condução com apenas um pedal, chamado One Pedal Drive, que muda a forma de interação com o veículo e proporciona uma experiência de direção nova e intuitiva. A engenharia brasileira participou tanto da fase de desenvolvimento como dos testes e da validação final do veículo para atender todas as exigências do nosso mercado.

Entre as funções do app, que incluem: travamento e destravamento remoto, localização e status do veículo (odômetro, autonomia, pressão dos pneus e nível da bateria) e alertas de funcionamento. Ele também dá acesso ao agendamento e histórico de serviços, informações de garantia, assistência 24 horas e ao Mach-E Expert, equipe treinada para esclarecer qualquer tipo de dúvida sobre o veículo.

O cliente conta ainda com um showroom digital dedicado à eletrificação no site www.ford.com.br, vídeos e tutoriais no Guia 360, que explicam o funcionamento dos equipamentos, e o serviço de Acompanhamento Preventivo Inteligente, com uma equipe que monitora continuamente os sistemas do veículo e proativamente entra em contato com o cliente para orientá-lo na ação a ser tomada em caso de falha, evitando problemas mais sérios.

O Mach-E vem com três anos de garantia e revisões gratuitas pelo mesmo período, sem limite de quilometragem. Ele oferece também uma garantia especial para o sistema propulsor, que inclui os motores e a bateria, de oito anos ou 160.000 km. A manutenção preventiva é feita a cada 12 meses, ou 16.000 km, com a verificação de itens como filtro de pólen e fluidos da transmissão e dos freios. Há também a opção de blindagem do Mustang Mach-E, feita pela empresa parceira Leandrini, certificada pela Ford.

A sua bateria de alta tensão é feita de níquel, cobalto e manganês, com células de íons de lítio. Ela é composta de 12 módulos, pesa 596 kg e conta com sistema de arrefecimento líquido. Além de barras transversais internas, tem uma estrutura externa de aço de alta resistência para proteção contra impactos e seus conectores são certificados contra entrada de água. O Mustang Mach-E também é dotado de uma exclusiva arquitetura elétrica em rede que permite melhorar o veículo ao longo do tempo, com atualizações over-the-air de seus módulos de segurança e performance.

*FICHA TÉCNICA:

Mecânica

Motorização

Combustível             Híbrido / Elétrico     

Potência (cv)            487    

Torque (kgf.m)         87,7   

Velocidade Máxima (km/h)           200    

Tempo 0-100 (s)      3,7     

Consumo cidade (km/l)      31,1   

Consumo estrada (km/l)    27,5   

Câmbio          automática de 1 marchas

Tração           4×4

Direção          elétrica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo multibraço e traseira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Dimensões

Altura (mm)   1.613

Largura (mm)           1.881

Comprimento (mm)             4.743

Peso (Kg)      2.348

Tanque (L)    N/D

Entre-eixos (mm)     2.984

Porta-Malas (L)        402

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!