
Foto: Erick Andrade
Com população estimada em cerca de em 480 mil moradores, de acordo com o IBGE, Belford Roxo ainda tem uma grande parte de seu território sem saneamento básico. No bairro Itaipu, na região periférica da cidade, o descaso por parte do governo é tão grande que um morador da decidiu usar uma retroescavadeira para amenizar a situação precária de uma das ruas.
O microempresário Marcos Cesar Gomes, de 50 anos, mora há 15 na Rua Urucurana. Cansado de esperar por uma providência dos gestores que já passaram pela Prefeitura de Belford Roxo neste período, ele utiliza a máquina sempre que necessário. “Quando chove por muitos dias seguidos, não consigo guardar meu carro na garagem. Por conta do trabalho, consigo acesso a uma retroescavadeira para tirar uma pouco da lama acumulada na rua”, contou Marcos Cesar, que revela não ter mais esperanças de dias melhores não somente para ele, mas também para milhares de moradores da cidade que convivem com as mesmas dificuldades. “Aqui é apenas mais um ponto esquecido de Belford Roxo.”

Foto: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje
O microempresário teme que um dia o rio próximo a rua transborde. “Aqui perto tem um rio onde a água da chuva escoa. Ele nunca transbordou, mas por não receber a atenção necessária pode ser que um dia isso aconteça”, contou Marcos Cesar.
Para um motorista que passava pela Rua Urucurana e preferiu não identificar, o local precisa de uma atenção maior do município. “Agora com essa reportagem o prefeito deve enxergar o nosso problema. Não é possível que ele não saiba da nossa situação em Itaipu”, indagou o motorista, que seguiu seu trajeto tentando desviar dos buracos da rua.
Próximo a Rua Urucurana está a Rua Botânica, outro ponto crítico de Itaipu. Nela o direito de ir e vir fica restrito em dias de chuva. “Quando chove passar de carro aqui fica bastante complicado. Além da sujeira, o carro ‘patina’ na pista”, contou Erick Andrade, que é morador de Miguel Couto, em Nova Iguaçu, e passa pelo local diariamente para chegar ao trabalho. “Além de todo o transtorno aqui, esses buracos acabam com a suspensão do meu carro”, reclamou.
Reivindicação antiga
Indignados com a situação do município, moradores criaram, em 2013, o personagem Hilda Buracão, uma boneca que denuncia problemas relacionados a falta de pavimentação nos municípios de Belford Roxo e Nova Iguaçu. Em abril daquele ano, o estado de calamidade do bairro estampava a página que a personagem mantinha na internet.
Sem previsão para obras
Questionada sobre os problemas de falta de pavimentação no bairro Itaipu, a prefeitura de Belford Roxo informou que ainda não há projeto específico para as ruas Urucurana e Botânica, mas garantiu que o bairro faz parte do cronograma de obras do Programa Bairro Novo, do Governo do Estado. No entanto, a prefeitura prometeu enviar uma equipe técnica da Secretaria de Obras ao local para avaliar as condições das vias e providenciar as melhorias necessárias.
Por: Gabriele Souza (gabriele.souza@jornalhoje.inf.br)