
Bárbara Peralta / Divulgação
Na sexta, 23 deste março, das cinco da tarde até quase oito da noite, o Grupo Amigos da Arte & Cultura (GAAC), fez sua primeira reunião-evento no Cultural Bar, de Nova Iguaçu, principal point de apresentações artísticas e culturais, há quatro anos. A Rua Floresta Miranda, 79, no centro, próximo ao túnel da estação ferroviária, é um dos endereços de lazer e entretenimento dos que foram, viram, gostaram e voltaram diversas vezes. “A presença do GAAC aqui no Cultural será importante pela identificação da casa com a proposta do grupo”, disse o proprietário do espaço e agente de cultura, Rogério Costa, confirmando que na primeira sexta-feira de cada mês, o espaço será do GAAC.
Logo de cara, duas novidades a mais para o grupo: apresentados pelo poeta e escritor Júnior da Prata, a dupla Cassiano Sant Ana e Vinicius Henrique mandaram bem na estreia. Cassiano é cantor, ator e compositor; Vinícius compõe e é músico. Os dois abriram a programação musical apresentando sucessos da MPB e composições autorais.

Bárbara Peralta / Divulgação
Nos intervalos, a poesia preencheu, declamada e interpretada por Júnior da Prata e o escritor e poeta, Pedro Ferreira, autor de 24 livros e prestes a lançar mais dois.
Do meio para o final do evento, mais duas estreias complementaram o roteiro: a cantora Josy Lozada e Wílliam Batalha, no teclado. A dupla mostrou o melhor da música brasileira e fez quem estava presente balançar o esqueleto e rodopiar no espaço de danças do bar.
>> Visitas gostaram – Convidadas, a atriz Sílvia Regina e as estudantes de Direito, Luciene Branco e Glória Riqueza, falaram das propostas do GAAC.
“É importante que novos espaços e novos grupos surjam para fazer arte e cultura. A população precisa disso. Nossos artistas agradecem a oportunidade”, disse Sílvia, remanescente da época de ouro do Teatro Arcádia.
Luciene também considera fundamental dar chances aos talentos da região. “Não se deve deixar a chama apagar. O GAAC tem meu apoio”, afirmou.
Glória Riqueza, também conhecida como Abelhinha, não deixou por menos. “Sigo a amiga Luciene e farei o possível para seguir o grupo em suas programações. Aceitei o convite, aqui estou e gostei do que vi”.
por Jota Carvalho