Abrigo municipal de Japeri é reinaugurado

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Espaço para crianças e adolescentes foi reinaugurado pelo prefeito Timor Foto: Custódio Martins
Espaço para crianças e adolescentes foi reinaugurado pelo prefeito Timor
Foto: Custódio Martins

O que já era bom, agora ficou muito melhor. O abrigo Conselheiro Joaquim Marçal de Souza está completamente revitalizado, após passar por uma grande reforma. Esta data não poderia passar em branco e, por esta razão, a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria de Ação Social e Trabalho, em parceria com a Secretaria de Esportes, Turismo e Lazer, realizou na segunda-feira (20), uma solenidade de reinauguração do espaço, localizado no bairro Alecrim.
“A sensação de dever cumprido enche de alegria o coração de todos os envolvidos nesse processo. Muito mais do que isso, representa um ato de amor ao próximo”. Essas são palavras e ações de um cidadão japeriense, que muito contribuiu para a melhoria da cidade, chamado Joaquim Marçal de Souza. O nome do abrigo foi dado em homenagem a este homem, que durante toda a sua vida acreditou que através de pequenos gestos é possível obter grandes realizações.
O espaço com capacidade para acolher 20 crianças com idade de 0 a 18 anos, ganhou nova pintura, mobílias, roupas de cama, mesa e banho, equipamentos de esporte, lazer e segurança. Tudo foi pensado e elaborado para que os jovens cidadãos se sintam em casa, recebendo o carinho e a dignidade que merecem.
A concretização do projeto só foi possível porque todos se uniram em um só objetivo. O prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, parabenizou a força-tarefa realizada com sucesso e agradeceu o público presente pelo reconhecimento da importância do abrigo dentro da cidade. “Celebrar este momento enche meu coração de felicidade e satisfação. Entregar para nossa população o abrigo completamente reformado, com toda estrutura necessária para acolher nossas crianças e adolescentes que precisam receber cuidado, amor e carinho, não tem preço. O trabalho em equipe transforma e realiza. Está é nossa missão”, disse.
O trabalho realizado no abrigo é feito através do acolhimento de menores que se encontram em estado de vulnerabilidade social, desempenhado por profissionais altamente capacitados, como assistentes sociais, terapeutas e psicólogos. Todos atuam não só com os moradores do espaço, mas também com suas famílias. Afinal, a reintegração familiar é o objetivo a ser alcançado.
A secretária de Ação Social e Trabalho, Ana Cristina Ribeiro, informa que as crianças que chegam ao abrigo são encaminhadas pelo Conselho Tutelar e que tudo o que acontece tem a fiscalização do Ministério Público. “Trabalhamos com muita responsabilidade, pois além de profissionais, nos sentimos um pouquinho ‘mães’ dessas crianças. Cuidamos para que elas se sintam em um lar, com atenção e amor, procurando restabelecer os vínculos familiares. Lugar de criança é no seio familiar”.
A rotina diária é de uma casa onde se tem horário para acordar, ir à escola, brincar, se alimentar e dormir. Além disso, busca-se inserir e conscientizar a todos sobre a importância do respeito ao próximo e da família. A frente deste trabalho desde a sua fundação, em maio de 2014, a coordenadora do abrigo, Edimara Helena Alfredo, afirma que mais do que realizar a parte técnica, o objetivo das ações servem para expressar um gesto de amor. “Trabalhar aqui é praticar o amor 24 horas por dia”.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!