
Foto: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje
Retirar crianças e jovens da ociosidade, afastando-as da criminalidade e mostrando a elas um novo horizonte. Este é o objetivo do Projeto Centro de Treinamento Carlão Silva de Vôlei de Praia. Idealizado pelo ex-jogador que batiza o programa, o C. T. já atendeu a mais 1.800 meninos e meninas e comemora 13 anos neste domingo. Para celebrar a data, uma grande festa está sendo preparada e deve reunir cerca de 1.500 pessoas na Praça do Skate, no Centro de Nova Iguaçu, onde Carlão Silva ensina o esporte atualmente a 250 alunos.
A festa começa a partir das 9h e terá muitas frutas, bolo e refrigerante. Quem participar da comemoração terá acesso a serviços como aferição da pressão arterial, teste de glicose, escovação de dentes, aplicação de flúor e corte de cabelo. Palhaços, pula-pula e um tobogã prometem alegrar a criançada presente. Alunos e ex-alunos do projeto estarão presentes.
“Transformar vidas é a nossa missão. Nesses 13 anos, já atendemos mais de 1.800 pessoas diretamente, e revelamos talentos, como o Gabriel, que foi para Inglaterra, em 2008, o Pedrão, campeão sul-americano, o Carlos Oliveira, campeão no Qatar. A Drussyla, da equipe do Unilever, treinou aqui. Todos os clubes do Rio de Janeiro têm atletas nossos. Viramos uma referência diante dos nossos resultados”, disse Carlão, que também promove palestras em universidades e escolas municipais e estaduais pela Baixada e no Rio de Janeiro.
A mãe de um dos alunos, a professora, Rosana Helena, de 51 anos, acompanha o filho Marcio, de 13, em todas as aulas. “É tão bom ver meu filho empenhado na prática esportiva. Ele está cada vez melhor, gosta do que faz. Em 2013, ele ganhou uma medalha de ouro, em um campeonato feito aqui mesmo na Praça de Skate” felicitou a professora. E acrescentou “Falo com o Carlão, para abrir uma turma para adultos, pessoas da minha idade. Eu fico empolgada, com vontade de jogar.”
Inscrições abertas
Os interessados em treinar no Centro de Treinamento Carlão Silva de Vôlei de Praia devem comparecer à Praça do Skate, na Av. Dr. Mario Guimarães, s/n – Centro de Nova Iguaçu e tratar com o próprio Carlão. A inscrição é feita mediante a entrega de dois quilos de alimento não perecível e apresentação da matrícula escolar.
“Aqui só joga quem está na escola. O alimento que eu peço para a criançada é para fazer doações a abrigos. É fazer o bem, tudo pela a solidariedade” destaca Carlão.