
Foto: Fernanda Rodrigues
Dentro das programações pelo Outubro Rosa – campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama -, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu realizará nos dias 17 e 18/10, um curso capacitação para agentes comunitários, enfermeiros e médicos. Mais de 100 profissionais devem ser capacitados sobre como diagnosticar e orientar os pacientes na prevenção e tratamento do câncer de mama, colo de útero e de próstata. As atividades acontecem no auditório do 7° andar da universidade Estácio de Sá, campus Nova Iguaçu, em dois turnos – manhã e tarde.
Em Nova Iguaçu, o Outubro Rosa está sendo marcado por diversas ações. Além de palestras nas unidades básicas e Clínicas da Família, será realizado o Dia “D” de combate ao câncer de mama, com uma caminhada pelo Centro comercial da cidade no dia 27/10, a partir das 9h. A concentração será no Paço Municipal, em frente a Prefeitura. De lá, a caminhada segue até a Praça Rui Barbosa, onde haverá diversos serviços de saúde gratuitos, como aferição de pressão arterial, teste de glicose, entre outros.
Para o secretário de Saúde do município, Dr. Emerson Trindade, a prevenção e o diagnóstico precoce aumentam as chances de cura e melhoram a qualidade de vida dos pacientes com câncer. “Prevenir e conhecer a doença é a melhor forma de combatê-la. Quanto mais orientações o paciente tiver, mais rápido ele poderá perceber qualquer sinal de alteração no corpo. Um diagnóstico preciso também é fundamental, por isto, a importância em capacitar e atualizar sempre os profissionais de saúde”, garante.
Aos 62 anos, a professora Neide Ferreira Coelho, descobriu um nódulo no seio após uma consulta na Clínica da Família Odiceia Moraes, no Centro. “Faço todos os anos exames de rotina e em um deles, na mamografia, a médica detectou alteração. Um pequeno nódulo que descobrimos logo no estágio inicial. Foi um susto, mas com acompanhamento e tratamento correto sei que conseguirei me curar”, afirma.
Na última, no dia (17), cerca de 50 pacientes desta unidade receberam orientações de prevenção e esclarecimentos sobre como fazer o auto exame na mama para detectar possíveis nódulos (caroços). Após a palestra elas ganharam laços na cor rosa, que simbolizam mundialmente o Outubro Rosa.
Neste mesmo dia, alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos), da escola municipal Ana Maria Ramalho, em Miguel Couto, participaram de uma palestra, onde profissionais da área de saúde falaram sobre prevenção, tratamento e como é feita a cirurgia para retirada de nódulos ou da própria mama (mastectomia).