
Foto: Ivan Teixeira
O trânsito na Via Light amanheceu mais seguro. Pelo menos no trecho anterior ao Viaduto Dom Adriano Hipólito (conhecido como Viaduto do Extra), no Centro de Nova Iguaçu. No local eram realizadas diariamente várias bandalhas, que foram denunciadas pela população e divulgadas em primeira mão pelo Jornal de Hoje. A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos instalou ontem um guardrail, que é uma mureta metálica usada às margens de rodovias e pistas de automobilismo.
A primeira reportagem ganhou as páginas do Jornal de Hoje há mais de um mês, no dia 25 de abril. Desde então, a prefeitura da cidade prometeu uma solução. Com a demora na solução do caso, a solicitação também entrou na Coluna Bairros, canal de comunicação direta do Jornal de Hoje com o leitor, que deseja publicar reclamações, sugestões ou elogios da região em que mora ou visita.
A estudante de Medicina Mayara Vieira, de 24 anos, que mora em Comendador Soares, foi a entrevistada da primeira reportagem. Na época, ela dizia redobrar a atenção ao passar pelo trecho. Hoje, o discurso é outro: “A prefeitura deveria ter feito isso há mais tempo. Esse tipo de infração se tornou comum devido os engarrafamentos, que são constantes na Via. Mas, antes tarde do que nunca”, comentou Mayra.
As bandalhas eram realizadas por motoristas que vinham do Bairro da Luz, no sentido centro, e desejavam ir à Santa Eugênia. Para fazer o caminho correto, eles deveriam seguir pela Via Light e fazer o retorno mais à frente. Uma evidência da frequência da irregularidade é o canteiro central que, antes, coberto por grama, foi desmatado devido a constante passagem de veículos.
O motorista que pratica bandalha infringe o artigo 193 do Código de Trânsito Brasileiro, por transitar em canteiro central e/ou acostamento. A infração é gravíssima e o condutor, que pode perder sete pontos na carteira, é multado no valor de R$ 574,62. O infrator também coloca em risco a própria vida e a de outros motoristas que circulam corretamente.
por Davi Boechat (davi.boechat@jornalhoje.inf.br)