Agentes Culturais de Duque de Caxias recebem Certificado da Pnab

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

O Teatro Municipal Raul Cortez, no Centro de Duque de Caxias, recebeu nessta quarta-feira, 26, a cerimônia de entrega dos certificados para os ganhadores dos editais Nº 01, 02, 03 e 04/2024, referentes ao fomento à cultura, premiação de relevância cultural, bolsa de formação e capacitação, da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). A cerimônia foi aberta com a apresentação musical de Cátia Gonzaga, na voz; Sheila Nogueira e Elvis Marlon, na percussão; e Edu Costa, no violão, cantando clássicos da MPB e do samba.

Para a entrega dos certificados, foram chamados ao palco o secretário de Cultura e Turismo de Duque de Caxias, Aroldo Brito, a vice-prefeita, Aline do Aureo, a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, a subsecretária de Estado, professora Claudia Viana, o representante do Minc, Edu Nascimento, as subsecretárias de Cultura, Turismo e Planejamento, Simone Sangelis, Lídia Malafaia e Milena Coutinho, e o secretário de Segurança Pública, coronel Vinícius Carvalho.

O secretário Aroldo Brito abriu a fala agradecendo aos agentes culturais pela presença na cerimônia: “Estamos conclamando a todos os fazedores de cultura, que nos ajudem a fazer projetos culturais na nossa cidade porque nós temos o apoio incondicional da secretária de Estado, professora Danielle Barros, que colocou a cultura do nosso estado no mapa da cultura do Brasil, dando exemplo para todo o país. Temos total apoio do nosso querido prefeito Netinho Reis junto com a nossa vice-prefeita, Aline do Aureo, para estabelecer uma política que possa agregar todos os munícipes da nossa cidade”.

A vice-prefeita, Aline do Aureo, e a secretária de Estado, Danielle Barros, também discursaram a favor da cultura. “A gente prestigia o fazedor de cultura, mas também faz a cultura acontecer, beneficiando toda a população. Então, sem dúvida, essa é uma ação legítima, importante, porque cultura, assim como educação, saúde e assistência social, também é direito”, disse Danielle. Aline lembrou de como a cultura interfere na sociedade como um todo: “A cultura é um eixo fundamental de combate à desigualdade social e o principal elo para combatermos o enfrentamento da segurança. Porque, em segurança pública, a gente também combate com arte e com cultura. E numa sociedade plural, diversa, a Lei Paulo Gustavo e a Aldir Blanc permitiram democratizar essa cultura da melhor forma possível”.

O valor recebido pelo município de Duque de Caxias para investimento na cultura foi de R$ 4.953.524,08. Até agora, já foram pagos mais de R$ 2,4 milhões para mais de 360 agentes culturais e, nos próximos meses, será pago o restante do valor investido. O recurso vai possibilitar a realização de eventos literários, apresentações musicais, cultura negra, gastronomia, artesanato e produções de artes cênicas, artes visuais e de audiovisual, além de bolsas de estudos e premiação por relevância cultural no município.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!