
Foto: Francisco Filho
A agricultura familiar de Mesquita ganhou ontem um incentivo para crescer e expandir a produção. Trata-se da Agroindústria Familiar, um espaço equipado com máquinas industriais de última geração, com capacidade para processar alimentos e produzir polpas de frutas, sucos, doces, geleias e frutas cristalizadas, que serão utilizadas na merenda das escolas municipais da cidade.
Inicialmente 24 agricultores integrantes da Cooperativa de Produtores Agrícolas de Mesquita (Coopmesq) vão trabalhar no local, processando os alimentos em três turnos. “Isso para nós representa a realização de um sonho que começou há sete anos. Mais do que isso, representa um grande avanço na agricultura local, que agora tem tudo para crescer”, disse o presidente da cooperativa, Willian Mota.
A inauguração da agroindústria contou com a presença do prefeito Gelsinho Guerreiro, do secretário de Meio Ambiente, Adauto Prado e da deputada estadual Daniele Guerreiro, além de várias autoridades municipais e dos agricultores integrantes da Coopmesq. Depois de cortar a fita inaugural, o prefeito acompanhou a equipe da Semuam e agricultores numa demonstração prática de como serão processados os alimentos. “As frutas são selecionadas, ficam de molho numa solução, são lavadas e só então entram na despolpadeira, de onde é extraído o suco”, explicou a agricultora Vitória Dourado.
Depois de conhecer as instalações e o maquinário, o prefeito lembrou que a agricultura familiar da cidade sempre esteve entre suas prioridades, mesmo antes de se tornar prefeito. “Esse sonho é possível graças a competência e a parceria de todos os envolvidos”, disse. Já o secretário Adauto Prado ressaltou que a agroindústria é pioneira da Baixada Fluminense. “Nosso padrão de qualidade é elevado e agora a agricultura da cidade ganha um novo impulso”, frisou.