
A semana foi de sorte para alunos do curso de Medicina Veterinária e Biologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Uma parceria da Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca (SEMAPE), com a instituição de ensino superior proporcionou uma importante aula da disciplina Aquicultura Ornamental. Acompanhados do professor Róberson Sakabe, os universitários tiveram uma aula de campo em dois sítios localizados em Jaceruba, ambos chamados Sítio Boa Sorte.
O município possui 47 psicultores, mas coube a George Albert Sodré e Lázaro Gomes Pereira a honra de receber os estudantes em seus sítios. O primeiro utiliza tanques com estrutura de alvenaria e canalização de água para a criação de peixes ornamentais. Já o segundo, além dos tanques de alvenaria, também trabalha com os tanques escavados. Neste caso, normalmente a água brota do solo.
A visita foi acompanhada pela secretária de Agricultura e Pesca, Inayna Sabas. Segundo ela, esta parceria com a UFF vem sendo desenvolvida desde o ano passado e culminou com a aula de campo. “Representantes da universidade estiveram algumas vezes em Japeri, fizeram um levantamento de capo e aplicaram questionários para conhecer a realidade da psicultura ornamental de Japeri. Esta foi a primeira aula que os universitários tiveram em nosso município e eles demonstraram o interesse em voltar mais vezes. Alguns, inclusive, se ofereceram para estagiar nas propriedades”, revela a secretária.
Segundo Inayna, o objetivo da UFF e do professor Róberson Sakabe é usar as propriedades que realizam o trabalho de psicultura ornamental como espaço de difusão do conhecimento da universidade para os produtores. “Esta parceria é benéfica para todos, pois abre os muros da instituição para que os alunos conheçam as práticas utilizadas, além de aliar o conhecimento científico do curso universitário ao conhecimento prático dos produtores”, explica.