Com o propósito de discutir e refletir sobre o tema “Violência contra a criança não é brincadeira, tempo de resgatar a infância”, as escolas da rede pública de Itaguaí estão desenvolvendo desde segunda-feira (22) atividades que resgatam às brincadeiras populares. A programação, elaborada pela Secretaria de Educação e Cultura, faz parte da Semana Mundial do Brincar, instituída a partir da criação do Dia Internacional do Brincar, em maio de 1999, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e Organização das Nações Unidas (ONU).
O objetivo da proposta é resgatar os direitos fundamentais das crianças, incentivando famílias e escolas a lutarem juntas pelo resgate da infância. Do dia 22 a 26 de maio, serão desenvolvidas nas escolas atividades como jogos, danças, dramatizações para os alunos da rede municipal, oferecendo às crianças o direito de viver a infância. Também serão realizadas palestras e rodas de conversas com as famílias dos estudantes, acentuando nesses encontros que o bem da criança esteja sempre em primeiro lugar tanto na escola como fora dela.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual da Criança e do Adolescente, celebrado na última quinta-feira, tem como finalidade principal conscientizar a sociedade da importância de proteger os menores de idade contra a violência. O direito à infância é previsto e garantido pelo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).