
Foto Luiz Alberto
Em São João de Meriti, os alunos da Escola Municipal Barão do Rio Branco enceraram a primeira etapa do programa “Mais Cultura nas Escolas”. Promovida pela secretaria de Educação do município, a iniciativa é desenvolvida pelos ministérios da Educação e Cultura, com a finalidade de evidenciar a escola como espaço de circulação e produção da diversidade cultural brasileira. Na unidade, o grafite foi a atividade escolhida e terá continuidade no próximo semestre.
Contribuir com a formação do público para as artes e desenvolver atividades que promovam a interlocução entre experiências culturais e artísticas e o projeto pedagógico de escolas públicas, também são objetivos do programa. Dança, pintura, canto, teatro, esportes e música são algumas das opções de atividades oferecidas no programa. Cabe a unidade escolar escolher uma das alternativas, para que o Governo Federal financie.
A Escola Barão do Rio Branco preferiu o grafite, como explica a diretora da unidade, Ruth Fonseca. “Nós optamos por uma atividade diferente, que pudesse atrair a participação dos alunos. Decidimos então pelo grafite, que é uma arte que vem crescendo muito em nosso país e foge um pouco das atividades mais comuns que os alunos estão acostumados a praticar. Estamos muito contentes com o andamento do projeto, pois está sendo um sucesso, com grande adesão dos estudantes”, comemora a diretora.
Os alunos iniciaram as aulas teóricas sobre a história e origem do grafite em fevereiro. Depois, todos os 600 estudantes da unidade receberam um kit com pasta, lápis, caneta hidrocor e tintas para iniciar o aprendizado. O responsável por ministrar as aulas foi o grafiteiro David Nogueira, de 34 anos, que há 16 vem espalhando a sua arte, já tendo participado de diversos cursos e projetos de grafite pelo mundo. Na segunda etapa do projeto serão concluídos os grafites de todas as paredes externas da escola.