Estudantes da Escola Municipal Professor Jansen de Melo participaram de uma série de atividades artísticas com foco na inclusão e na empatia. O Projeto Educativo Expressão Criativa Inclusiva, propôs experiências sensoriais que permitiram aos alunos vivenciar a arte sob a perspectiva de pessoas com deficiência física.
A arte-terapeuta Rita Vianna, responsável pela condução das atividades, destacou a importância do projeto: “Estamos trabalhando aqui com crianças atípicas e crianças sem nenhum transtorno. Elas fazem pinturas com a boca, com os olhos vendados e com os pés. Assim, vivenciam como outras crianças que possuem essas limitações se sentem. Dessa forma, trabalhamos o bullying e o respeito aos demais”.



Divididos em grupos, os alunos pintaram telas com os olhos vendados, simulando a condição de pessoas com deficiência visual. Também realizaram pinturas com a boca e com os pés, em uma tentativa de reproduzir os desafios enfrentados por quem não possui movimentos nos braços. A proposta da atividade é estimular o respeito ao próximo e desenvolver a empatia entre os participantes. As telas pintadas serão exibidas em uma exposição no Shopping Grande Rio, entre os dias 16 e 26 de maio.
Para os alunos, a experiência foi marcante. Kauan Portella, de 15 anos, relatou sua sensação ao pintar com os olhos vendados: “É uma experiência muito boa. Quando a gente tira a venda e olha como ficou nossa arte, a gente se impressiona. Quero experimentar isso novamente. É uma sensação estranha não enxergar nada. Dá para imaginar como as pessoas que têm essa deficiência sofrem”. Arthur da Silva Ferreira, também de 15 anos, experimentou pintar com os pés: “É uma sensação bacana, mas é estranho e dá câimbra. Isso mostra que nem todos têm a vida fácil, mas podemos vencer nossas dificuldades”.