Alunos de Mesquita vistam exposições no Instituto Federal do Rio de Janeiro 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Alunos da rede municipal de ensino de Mesquita participaram entre os dias 16 e 18 de outubro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no Campus Avançado Mesquita do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). O evento, que é promovido através do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), este ano abordou o tema “Ciência para a redução da desigualdade”.

Na quinta-feira, dia 18 de outubro, a feira recebeu os alunos das escolas municipais Hélio Mendes do Amaral, Lourdes Ferreira Campos, Rotariano Arthur Silva e Professor Marcos Gil. Já os alunos da Escola Municipal Irena Sendler puderam expor seus trabalhos com brinquedos desenvolvidos a partir de materiais recicláveis. Atividades culturais, contação de histórias, oficinas científicas, mostra de experimentos, além de visita à exposição NeuroSensações, também marcaram a programação do IRFR.

Para a professora Juliana Rocha, a visita tem o objetivo de despertar o interesse científico dos alunos. “Muitos dos nossos alunos não conheciam esse espaço. Trazê-los também é uma forma de fazer com que aprendam fora da sala de aula”, disse ela que leciona para o 4º ano, na Escola Municipal Hélio Mendes do Amaral, na Chatuba. A aluna do 5º ano da unidade, Lays Leticia da Silva (13) definiu a experiência como algo incrível. “Adorei o telescópio. Agora quero ser uma cientista para poder trabalhar com um equipamento igual a esse no futuro”, afirmou.

Alunos das Escolas Municipais Deoclécio Dias Machado Filho, Professor Samuel de Souza Maciel, e Vereador Américo dos Santos também visitaram a exposição. Para o do gerente da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Mesquita, Vinicius de Luna, é preciso reforçar a presença dos alunos nos espaços públicos dentro do município. “A atividade funcionou como uma aula, que mesmo fora do ambiente da escola, contribuiu para a construção do aprendizado”, enfatizou.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia também foi marcada pela participação dos alunos da EJA da Escola Municipal Rotariano Arthur Silva, que assistiram ao filme “Fora de Série”, produzido pelo Observatório Jovem do Rio e traz narrativas de estudantes da EJA no ensino médio. Após o filme, houve um debate com a professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Ana Karina Brenner, que produziu o longa-metragem.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!