
Foto: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje
Estudantes do 1º ano da rede pública estadual estão tendo a maior dificuldade para pegar condução para ir à escola e voltar para suas casas. O problema acontece uma vez que os alunos que ingressaram este ano na rede ainda não possuem o cartão Rio Card, que daria livre acesso em qualquer empresa de ônibus. Além disso, os motoristas não aceitam a entrada dos estudantes com a declaração da escola, ainda que estejam uniformizados.
O caso é atual, mas o problema com a falta de um consenso entre a Secretaria Estadual de Educação, Fetranspor e as empresas de ônibus não vem de hoje. Esta semana a equipe do jornal de Hoje acompanhou um grupo de alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Professora Venina Correa Torres, localizada no bairro Santa Eugênia, em Nova Iguaçu. Os estudantes permaneceram por cerca de 30 minutos no ponto de ônibus em frente ao Colégio, até que conseguissem pegar um dos ônibus das viações Vila Rica ou Nilopolitana.
De acordo com Gabriel Frazão, de 15 anos, essas são as únicas empresas que disponibilizam conduções para Austin, bairro em que ele mora. “Nós estamos com esse problema há um mês. Ainda não temos o cartão Rio Card, mas estamos uniformizados e com declaração da escola, atestando que o mesmo já está em confecção. Assim fica difícil estudar”, disse o jovem que precisa pagar passagem para ir à escola.
Já a aluna Andressa Aiolf, 17, que também mora em Austin, diz que os ônibus da empresa Nilopolitana nunca param, e os da Vila Rica, somente às vezes. “Precisamos contar com a sorte e encontrar um motorista legal para deixar a gente embarcar. Caso contrário, ‘mofamos’ no ponto, seja no sol ou na chuva. Alguns motoristas quando veem que é estudante nem param no ponto”, afirmou.
Respostas ao problema

Foto: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje
A Secretaria de Estado de Educação informou que o aluno Gabriel Frazão solicitou o cartão no dia 17 de fevereiro e o mesmo foi impresso no dia 08 de março. Até o fim desta semana, o estudante deverá recebê-lo. Já a Andressa Aiolf solicitou o cartão no dia 19 de fevereiro. Entretanto, por motivo de perda, deu entrada na 2° via do documento, no último dia 11. Nesse caso, a estudante deverá pagar uma taxa e, posteriormente, realizar a atualização de sua foto no site da Riocard.
A viação Nilopolitana foi procurada para dar esclarecimentos sobre o fato, mas a mesma solicitou que o Jornal de Hoje entrasse em contato com a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor). Esta, por sua vez, não emitiu qualquer nota sobre o assunto até o fechamento desta edição. Assim como a Viação Vila Rica, também procurada pela reportagem para prestar esclarecimentos.
por Erick Bello – erick.bello@jornalhoje.inf.br