Alunos do Pronatec se formam em Queimados

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Parte dos alunos era de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família Foto: Luiz Ambrósio
Parte dos alunos era de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família
Foto: Luiz Ambrósio

Com a intenção de impulsionar a entrada dos jovens no mercado de trabalho, a Prefeitura de Queimados realizou esta semana a formatura de 59 alunos de dois cursos do Programa Nacional de Acesso Técnico e Emprego (Pronatec). São cursos de formação inicial e continuada voltados para a inserção profissional, com duração mínima de 160 horas, que acontecem em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Plano Brasil Sem Miséria (BSM), com a coordenadoria da Secretaria Municipal de Assistência Social de Queimados (SEMAS). A oferta é gratuita e os beneficiários recebem ajuda de custo e materiais escolares.
O evento aconteceu na segunda-feira, no salão do Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (Celti), que fica ao lado da Vila Olímpica do município. A instituição responsável foi o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Foram 38 alunos que concluíram o curso de Almoxarife e outros 21 formandos do curso de Operador de Computadores, que aconteceram no primeiro e segundo semestres de 2014, respectivamente. Segundo a secretaria municipal de Assistência Social, Ana Paula Rosalino, a intenção desta iniciativa é justamente dar autonomia a quem faz parte do Sistema S (Assistência Social). “Muitos não estão aqui hoje para receber o certificado porque já estão trabalhando. Esta é uma prova dos resultados positivos”, destaca a secretaria.
Os coordenadores do Senai, Cristiana Reis e Carlos Roberto Ribeiro, entregaram os certificados e parabenizaram o município pelo esforço em atender aos jovens. “Tivemos uma equipe multidisciplinar de apoio com psicólogos e assistentes sociais, o que não é comum, o município tem uma estrutura muito sólida. Com pessoas se qualificando e trabalhando a cidade cresce ainda mais. Foi uma parceria que deu muito certo”, disseram os coordenadores. Se depender do formando Felipe Gonçalves, de 18 anos, a cidade vai crescer a ainda mais. “Achei o conteúdo muito bom e estou muito motivado a trabalhar”, disse. A mãe presente, Ednalda Gonçalves confirma. “Estou muito feliz, pois com isto ele vai poder ganhar um salário enquanto faz uma faculdade”, acrescentou.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!