
Foto: Luiz Ambrósio
Com a intenção de impulsionar a entrada dos jovens no mercado de trabalho, a Prefeitura de Queimados realizou esta semana a formatura de 59 alunos de dois cursos do Programa Nacional de Acesso Técnico e Emprego (Pronatec). São cursos de formação inicial e continuada voltados para a inserção profissional, com duração mínima de 160 horas, que acontecem em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Plano Brasil Sem Miséria (BSM), com a coordenadoria da Secretaria Municipal de Assistência Social de Queimados (SEMAS). A oferta é gratuita e os beneficiários recebem ajuda de custo e materiais escolares.
O evento aconteceu na segunda-feira, no salão do Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (Celti), que fica ao lado da Vila Olímpica do município. A instituição responsável foi o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Foram 38 alunos que concluíram o curso de Almoxarife e outros 21 formandos do curso de Operador de Computadores, que aconteceram no primeiro e segundo semestres de 2014, respectivamente. Segundo a secretaria municipal de Assistência Social, Ana Paula Rosalino, a intenção desta iniciativa é justamente dar autonomia a quem faz parte do Sistema S (Assistência Social). “Muitos não estão aqui hoje para receber o certificado porque já estão trabalhando. Esta é uma prova dos resultados positivos”, destaca a secretaria.
Os coordenadores do Senai, Cristiana Reis e Carlos Roberto Ribeiro, entregaram os certificados e parabenizaram o município pelo esforço em atender aos jovens. “Tivemos uma equipe multidisciplinar de apoio com psicólogos e assistentes sociais, o que não é comum, o município tem uma estrutura muito sólida. Com pessoas se qualificando e trabalhando a cidade cresce ainda mais. Foi uma parceria que deu muito certo”, disseram os coordenadores. Se depender do formando Felipe Gonçalves, de 18 anos, a cidade vai crescer a ainda mais. “Achei o conteúdo muito bom e estou muito motivado a trabalhar”, disse. A mãe presente, Ednalda Gonçalves confirma. “Estou muito feliz, pois com isto ele vai poder ganhar um salário enquanto faz uma faculdade”, acrescentou.