Ambulatório vai tratar gestantes com suspeita de zika

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
A unidade foi inaugurada na tarde de sábado com a presença do secretário Estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior Foto: Alziro Xavier 
A unidade foi inaugurada na tarde de sábado com a presença do secretário Estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior
Foto: Alziro Xavier

Nova Iguaçu é o primeiro município, no estado do Rio de Janeiro, a inaugurar um ambulatório para acompanhamento de gestantes com zika vírus. A unidade que fica no prédio anexo à maternidade Mariana Bulhões, no bairro da Posse, foi inaugurada na tarde de sábado (05). O ambulatório será referência na identificação dos casos e principalmente no acompanhamento do pré-natal das gestantes com diagnóstico positivo para o vírus.
“Neste momento difícil, muitas vezes, a mulher não sabe o que fazer nem a quem recorrer. A família também não está preparada para dar apoio a esta mãe. Estamos entregando à população um lugar onde a gestante será acolhida com orientação, carinho e atendimento médico diferenciado”, destacou o prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, durante a inauguração.
O secretário Estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior, também esteve presente ao evento. Secretário da pasta no município até o fim do ano passado, ele enumerou algumas das iniciativas do atual governo municipal na área da saúde, como a reabertura da maternidade Mariana Bulhões, a inauguração de 21 Clínicas da Família, melhoria no atendimento do Hospital Geral de Nova Iguaçu e a redução no índice de mortalidade materna. Ele aproveitou a oportunidade para pedir que a população se una no combate ao Aedes aegypti.
“Não imaginávamos que o zika traria um mal tão grande. Mas um mosquito não pode ser mais forte que um país. Temos que acolher as mulheres e precisamos da união de todos. Tenho certeza que Nova Iguaçu não vai medir esforços porque aqui tem um prefeito que é empreendedor”, disse o secretário.
O atual secretário municipal de Saúde, Emerson Trindade, explicou como será o atendimento no ambulatório, que começa hoje e destacou algumas ações que estão sendo tomadas para evitar a proliferação do mosquito: “Temos sido pioneiros, nossos números têm causado impacto. Em 2015 realizamos 1,5 milhão de vistorias e nos dois primeiros dois meses deste ano cerca de 270 mil imóveis foram visitados por nossos agentes. Estamos fazendo o dever de casa”.
Para o diretor geral da maternidade Mariana Bulhões, Abrahão Ricardo de Azeredo, o ambulatório é importante também para os profissionais. “Quero agradecer por este ambulatório que está sendo inaugurado num momento tão angustiante para as gestantes, familiares e também para os profissionais da área da Saúde. Estamos trabalhando com algo novo, ainda temos muitas perguntas sem respostas”, conclui o Abrahão.

Entenda como funcionará a unidade

O ambulatório funcionará três vezes por semana e só atenderá pacientes encaminhadas pelas unidades municipais de emergência Foto: Alziro Xavier
O ambulatório funcionará três vezes por semana e só atenderá pacientes encaminhadas pelas unidades municipais de emergência
Foto: Alziro Xavier

Diante da possibilidade da gestante ser portadora do zika vírus esta será encaminhada para o ambulatório. Grávidas com sintomas de zika ou que tiveram a doença durante a gravidez serão acompanhadas. Manchas vermelhas pelo corpo são suficientes para suspeita da infecção. O ambulatório só atenderá pacientes encaminhadas pelas unidades municipais de emergência, ambulatórios ou unidade onde a gestante realiza o pré-natal. O ambulatório contará com equipe formada por técnico de Enfermagem e Obstetra. Através do telefone 3102-4770 a paciente poderá agendar consulta no ambulatório e também tirar dúvidas sobre a doença. O atendimento acontecerá às terças, quarta e quintas-feiras, das 8h às 17h. O telefone 0800 025 79 70 também está disponível para quem quiser tirar dúvidas. Neste número o atendimento acontece todos os dias, inclusive nos finais de semana e feriados.
Na primeira consulta no ambulatório serão solicitados os exames necessários. Caso confirmado que a paciente tem zika vírus, mas o desenvolvimento da criança está normal, a gestante continuará o pré-natal na unidade de saúde perto de casa. Quando houver suspeita de que a criança possui microcefalia a gestante passará a ter atendimento diferenciado e prioridade na realização de exames. Após ser atendida e diagnosticada a paciente terá acompanhamento, com consultas em todas as especialidades médicas necessárias.
Após o nascimento da criança as gestantes, acompanhadas no ambulatório, deverão marcar consulta médica na Pediatria do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI). Pediatra e Neurologista farão o atendimento. A confirmação de que o bebê é portador de microcefalia só acontece após o nascimento, através de exames específicos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!