
Fotos: Ivan Teixeira
Basta chegar o início do ano que muita gente tenta descobrir se terá momentos de felicidades, tristeza, paz, saúde, dinheiro e amor. É nesta época que começam as crendices, orações e planos para o novo ano. O Jornal de Hoje procurou a adepta à cultura cigana, Olga Sodré, que é dirigente da Tsara Família Verdade, que fica na Praça João Pontes, 10 / anexo 101, no bairro Santa Terezinha, em Mesquita, para ajudar a descobrir o que vai acontecer em 2017. Ela e sua equipe usaram o baralho Petit Lenormand e fizeram previsões que envolvem até os prefeitos da Baixada. A sorte está lançada!
JH- Como será o ano de 2017?
Olga – O ano de 2017 será o ano da relatividade e renovação. O positivo e o negativo estão sentados na gangorra. O astral nos convida a reflexão sobre nossas atitudes e nos adverte: você terá que aguentar as consequências de tudo que disser, pois tudo voltará para você. (bem ou mal).
JH- Esse ano será regido por qual número?
Olga- Esse ano será regido pelo número 10 (2+0+1+7=10). O número 10 representa os ciclos naturais, nascimento e morte, visível e invisível, sagrado e profano, material e espiritual. O Orixá que rege o número 10 é essencialmente Oxalufã, o que nos trás temperança e misericórdia. As energias que complementam o ano serão representadas pela justiça, organização, conhecimento e abundância, características do Rei da Fartura, Oxóssi. É hora de refletir, arrumar as gavetas da vida e tomar uma atitude pautada na razão. Serão feitas alianças e parcerias que favorecerão o Brasil de um modo geral.
JH- E como ficará a área política? E qual cor rege 2017?
Olga- Na área dos relacionamentos políticos, sociais e pessoais, a palavra de ordem é reciprocidade. Tendência a descobertas de novas tecnologias e vacinas até o final do ano. A cor que rege 2017: Branca (verde a partir de agosto). A pedra de energia: Água marinha que tem efeitos diretos na saúde. O talismã para bons negócios: O punhal dourado e a pedra zircônio. As energias que regem 2017 virão com a missão de separar o joio do trigo. Quando reduzimos o número 0 (nulo) do 10 nos resta apenas o número 1, então teremos a energia do 1 = Exu e por essa explicação teremos um ano de dualidades e batalhas espirituais entre o que é da terra e o que é do céu. Relativismo este ano na verdade é a fatura do ano de 2016. Ano que encerramos com guerras, perdas grandiosas, mortes chocantes, caos na politica e economia, prisões significativas e o sacrifício da população. O furúnculo continua a ser tratado até que seja expurgada toda infecção”
JH- Haverá desastres, acidentes ou catástrofes naturais?
Olga- A natureza fará sua reivindicação. Como temos um signo de ar regendo aparecem grandes tempestades com rajadas de vento em alta velocidade podendo chegar a ciclones. Com a alta movimentação dos ventos o mar fica agitado podendo causar ressacas e ondas gigantes de até 4 metros de altura. Isso nos trás um alerta para todas as regiões do Rio, principalmente os bairros próximos ao mar.
JH- Haverá algum grande acidente na Baixada?
Olga- Não visualizamos grande acidente para região da Baixada.
JH – Alguma escola de Samba da Baixada vai ser a campeã? (Beija-Flor ou Grande Rio)?
Olga- O Carnaval no plano astral é uma festa que impera o carnal, material e profano. Sustentado pelo número 1, a campeã será uma agremiação exaltada pelo retornador. A Carta 36, a cruz, representa grande superação da escola. A mensagem que 2016 deixa para a futura campeã é aprender com os erros, buscar soluções e o reconhecimento virá. As cores que predominam para o carnaval são o Azul e Branco.
JH- O Rio vai superar toda essa crise econômica?
Olga- No município do Rio, o primeiro semestre vem regido pela carta 36, a cruz, simboliza sacrifícios, as penalidades, os fardos, mas também superação. Será um começo de ano difícil nos principais setores, mas principalmente na saúde. O segundo semestre apresenta essa superação regida pela carta 31, o sol. A Prefeitura do Rio tende a conseguir recursos para implementar projetos já definidos. Terá êxito. No Estado a crise econômica tende a se arrastar por mais alguns meses, porém as cartas 4 e 33, a casa e a chave, mostram que três soluções serão encontradas para estabilizar o estado, a partir de agosto de 2017.
JH- E como será a saúde e a segurança na Baixada?
Olga- “A saúde na Baixada sofrerá de um modo geral ao longo do ano, assim como em todo Estado do RJ. O final 7 de 2017 tende as epidemias e mutações de vírus e bactérias. Atenção para pragas na vegetação e contaminação animal. Isso interfere diretamente na alimentação e consequentemente na saúde. (A lição que Oxóssi trará sobre a terra com permissão de Aiyê). A segurança na Baixada está representada pela carta 10, A foice. Isso significa que haverá cortes ainda maiores nesse setor, trazendo problemas administrativos. Divergência de ideias e falta de acordo prejudicam a segurança pública do Estado. Alerta para os municípios de Nilópolis, Mesquita e Nova Iguaçu”
JH- O Nova Iguaçu vai se dar bem no Carioca?
Olga – “Tem muito para organizar. Aparece regido pela carta 4, a casa. Necessidade de arrumar as coisas de ordem administrativa e de entrosamento. A carta 14, a raposa pede cautela nas negociações do clube. No geral o clube está no caminho certo, mas ainda não será dessa vez. Panorama dos times cariocas: representados pela carta 4, a casa novamente mostra o quanto nossos times precisam se organizar se pretendem vencer. A solução virá através de boas parcerias, o que acontecerá no segundo semestre.
JH- Me fale sobre os prefeitos eleitos na Baixada?
Rogério Lisboa: “Equilíbrio, censo de justiça e proteção. Terá êxito”.
Jorge Miranda: “Espiritualidade e boa vontade. Terá grande dificuldade em seu mandato”
Farid Abrão: “Garra e força. Discussões e divergências constantes”.
Carlos Moraes: “Determinação. Superação de obstáculos e êxito”.
Waguinho: “Esforço e muito trabalho. Terá uma gestão difícil, poucos recursos e alianças pouco significativas. Força”
Carlos Vilela: “Disciplina e firmeza. Ganhará respeito pela pontualidade e palavra”.
Lucimar: “Vontade de mudanças. A dedicação e trabalho trarão destaque para o município de Paracambi. Superação e êxito”.
JH- E no Rio? Como será o governo do Marcelo Crivela?
Olga – “A Adaga: determinação, superação dos obstáculos e êxito”
JH- Deixe uma mensagem para 2017.
Olga- “Mensagem do Cigano Wladimir: A roda gira e faz o movimento necessário para evolução. Continuem seguindo em frente, sempre buscando sabedoria, evolução e aceitação. Essas mudanças radicais na vida de cada um são para que saibam que nada é para sempre, tudo está em constante movimento e vocês não têm domínio sobre nada. Basta compreender que essa rotação é para que todos experimentem tudo, aprendam a ser gratos na fartura e na escassez, na paz ou na guerra, em todas as situações. Não esqueçam que a Estrela tem 5 pontas. Cada elemento precisa do outro para existir. O Fogo não se sustenta sem ar, a Terra não dá frutos sem água e todos se rendem ao topo que é o criador, Del. Sejam Gratos em tudo e sempre.
JH- Dê uma dica para 2017.
Olga- “Seis frutas de conde abertas, folhas de manjericão e boldo. Um prato de papelão dourado, uma vela verde, incenso de sândalo. Oferecer na 1º quarta feira do mês de janeiro (Clã dos Ciganos de Cura)”