
Na mala muita expectativa, vontade de aprender e trocar experiências. Assim os artesãos de Japeri embarcaram rumo ao maior evento de Economia Solidária da América Latina. A Prefeitura de Japeri, através da Secretaria de Ação Social e Trabalho, representados por duas técnicas e dois artesãos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Cancela), localizado no centro da cidade, viajaram até Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul para participarem da 23ª FEICOOP – Feira Latino Americana de Economia Solidária.
O evento que acontece desde 1994, é um grande espaço de articulação que tem como objetivo o debate, troca de ideias e experiências de comercialização direta dos empreendimentos através de seminários, conferências e oficinas ministradas durante a feira. A FEICOOP contribui para fortalecer os processos participativos, organizativos autogestionários e transformadores, consolidando o modelo de desenvolvimento solidário, sustentável e territorial.
Os diversos núcleos do CRAS que estão presentes em todo o município têm o papel fundamental dentro da sociedade, realizando trabalho de fortalecimento de vínculos familiares. Inseridos nesse contexto, estão os artesãos da cidade que usam sua arte para sustento próprio e de suas famílias, além de promover a inclusão social.
A Secretaria de Assistência Social e Trabalho, com o apoio e parceria de outras secretarias como Agricultura e Pesca e Cultura, trabalhou junto com a equipe do CRAS para expandir o projeto criado para os artesãos, como a exposição das suas peças na Feira da Roça e participação no Plano Municipal. Mostrando a esses artistas a importância deles dentro do município e como eles podem ser grandes empreendedores.
Oportunidade única
O Fórum Estadual de Economia Solidária foi o pontapé inicial para que a equipe de Japeri pudesse ter acesso ao conhecimento e informação da Casa Brasil, responsável pela exposição de artesanatos no Estado do Rio de Janeiro. Através do projeto foi possível participar da feira, que muito enriqueceu a todos que ali estiveram. Além disso, o grupo pôde divulgar o seu belo trabalho, que expuseram e venderam suas peças. Assim como, também participaram de cursos e palestras para aprenderem novas técnicas.
“Ficamos felizes por ter essa oportunidade única. Encontrar pessoas dos quatro cantos do Brasil e de outros países foi enriquecedor. Nós entendemos a importância em investir em nossos artesãos, pois além valorizar o trabalho que é nosso, da nossa cidade, estamos incentivando o empreendedorismo desses trabalhadores”, relatou Adriana Silva, Coordenadora do CRAS Cancela.
Viajar é muito bom, mas voltar para casa é melhor ainda. Principalmente quando a bagagem vem repleta de boas novas e de experiências incríveis a serem dividas, repassadas e compartilhadas. Foram 31 horas até chegar a Santa Maria no Rio Grande do Sul, seis dias mergulhados em mundo de informações durante o evento e infinitas horas, dias, semanas de histórias para contar.
O Poder Executivo também contou com a ajuda de muitos bons parceiros que ajudaram nesta empreitada, acreditando e tendo a certeza de que o nosso município é composto por grandes profissionais que fazem da sua arte fonte de vida.