
Foto: Custódio Martins
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cancela realiza, desde o dia 8, a segunda edição da Exposição Mulheres do Lar. Esta é uma oportunidade para que as mulheres japerienses possam divulgar seus trabalhos artesanais. São diversos produtos feitos com tricô, costura, garrafas de vidro e até mesmo materiais da natureza. A mostra ficará no CRAS Cancela até o dia 15 de março e tem o apoio da Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho (SEMAST).
Pedagoga da unidade, Adriana Silva é uma das entusiastas da exposição que teve sua primeira edição em dezembro. Segundo ela, eventos como estes são fundamentais para a valorização da mulher. “Muitas delas aprenderam ofícios como costura no CRAS e têm no artesanato a fonte de renda da família. Dar visibilidade ao trabalho feito por elas é importante para que essas mulheres tenham o devido reconhecimento, possam produzir e vender cada vez mais”, explica Adriana, acompanhada do secretário da SEMAST, Reginaldo Santos.
A exposição tem feito sucesso entre os espectadores. A dona de casa Maria Alves de Lima, de 46 anos, foi até o CRAS Cancela e ficou encantada com os produtos, especialmente um porta-objeto com o escudo do Flamengo, seu time de coração, e uma luminária produzida com folhas de palmeiras. “Adoraria ter um abajur deste na minha casa. Ele é lindo e deve ter dado um trabalhão para ficar pronto”, comentou a moradora do bairro Chacrinha.
A luminária foi confeccionada pela artesã Raquel Vieira dos Santos e, de fato, deu bastante trabalho para que o resultado final pudesse ser visto pelos frequentadores da exposição. “As folhas ficam de molho e depois são moldadas, uma a uma, ao redor do tronco que sustenta a lâmpada. Por fim, o abajur é envernizado. É uma arte que leva dias para ficar pronta, mas que compensa a trabalheira”, conta Adriana Silva.
O CRAS Cancela fica na Rua Leni Ferreira, s/nº, Centro de Japeri. A exposição pode ser vista a partir das 9h. Os produtos artesanais também podem ser adquiridos na Feira da Roça de Japeri, às quintas-feiras, e na Feira da Roça de Engenheiro Pedreira, em frente à Praça Olavo Bilac, todas as sextas, graças a uma parceria da SEMAST com a Secretaria de Agricultura e Pesca (SEMAPE).
Roupas e literatura infantil
Quem for à Exposição Mulheres do Lar, ainda pode sair de roupa nova. O CRAS Cancela está doando calças, bermudas, camisas, vestidos e casados para as pessoas mais necessitadas. Há roupas para homens e mulheres, crianças, jovens, adultos e idosos. “Basta escolher a que mais agrada e ver se o tamanho serve. Quem tiver roupas que não sirvam mais, pode trazer para o CRAS, pois elas certamente chegaram a quem precisa”, disse a pedagoga Adriana Silva, que também pede a doação de livros infantis.
“Estamos promovendo o Projeto Roda de Leitura para as crianças que frequentam o CRAS Cancela. Eles são realizados todas as quartas-feiras, às 9h30 e às 14h. Quem quiser, pode trazer contos voltados para o público infantil, pois será de grande utilidade para nós.”