
Davi de castro/Jornal de Hoje
Aturar de forma inteligente e com base na mancha criminal. Esta é a estratégia utilizada pelo comandante 20º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Alexandre de Souza Rodrigues, que assumiu a unidade há dois meses, no dia 21 de setembro. Responsável pela segurança dos municípios de Mesquita, Nilópolis e Nova Iguaçu, o comandante já estudou os pontos preferidos dos ladrões de carro, de residências, traficantes e oportunistas que assaltam pedestres. Ciente de que o efetivo de 925 policiais é insuficiente para cobrir os três municípios, o tenente-coronel Alexandre adianta que o efetivo policial será reforçado nestas áreas, a partir de dezembro.
“Vamos trabalhar com a análise criminal e a inteligência, priorizando os pontos mais críticos, que estão nos centros comerciais, onde o trabalho será intensificado a partir de dezembro, seguindo pelo ano. E o mesmo acontecerá no período de carnaval”, frisa. “O cobertor é curto e os recursos são escassos, por isso precisamos usar a inteligência”, reconhece o coronel. Ele acrescenta que a “a mancha criminal é móvel”, ou seja, o assaltante, o ladrão que hoje atua no bairro Caonze (Nova Iguaçu), por exemplo, amanhã poderá estar no bairro Cosmorama, em Mesquita, ou outra região de Nilópolis.
Ele não citou os referidos pontos críticos onde deverá atuar, mas adiantou, pelo menos, que a Via Light será uma das prioridades, assim como os quarteirões comerciais dos centros de Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis, aos quais será acrescentado um reforço de 50 policiais a mais do efetivo já existente. Para isso, o coronel Alexandre está buscando parcerias com as prefeituras. “Já nos reunimos com os secretários de segurança de Nilópolis e de Mesquita, onde o trabalho já começou. Vamos procurar também Nova Iguaçu. Queremos trabalhar integrados com as prefeituras, pois a segurança pública não é feita apenas pela PM. Precisa também da prefeitura e da guarda municipal”, avalia o comandante.
Orientações de segurança nas ruas
O coronel lembra que este ano houve uma queda de 40% no índice de assaltos nas áreas de atuação do 20º Batalhão, motivada pelas ações que a unidade vem desenvolvendo. E esse trabalho também será reforçado. Para isso, o comandante sugere as pessoas tomem algumas medidas básicas: evitar o uso de celular em locais de grande concentração pública, evitar o porte do aparelho no bolso traseiro, não deixar o telefone à mostra e usar mochila na parte da frente do corpo, para evitar o oportunista. Nos prédios, ele sugere também sugere que os porteiros identifiquem todas as pessoas que entram e nas vilas e ou avenidas residenciais, devem ser instaladas câmaras de segurança, interfones e chaves para todos os moradores, cujos portões devem permanecer trancados.
Mensagem do comandante – O coronel Alexandre ao se dirigir à população deixa o seguinte recado: “A comunidade pode contar com os esforços do 20º Batalhão, na busca de um maior sentimento de segurança, para que ela possa transitar nas ruas com mais tranquilidade”.
por Davi de castro (davi.castro@jornalhoje.inf.br)