
Fotos: Gabriele Souza/Jornal de Hoje
A Secretaria de Estado de Transportes (Setrans) promoveu, na manhã de sexta-feira (30), a terceira audiência pública da licitação do sistema de ônibus intermunicipais. O evento aconteceu no auditório do Senai, em Nova Iguaçu, e contou com a presença do secretário de Estado de Transporte, Carlos Roberto Osorio, e do presidente do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), Carlos Luiz Martins, que esclareceram dúvidas sobre como ocorrerão as licitações.
Para Osorio, o serviço prestado pelo Estado ainda está aquém do desejado pelos usuários. “Reconhecemos que os usuários do transporte no Rio têm muito a reclamar. O serviço não é o ideal e nem o que a população merece, porém o Estado avançou nos últimos anos no setor dos ônibus. Hoje, o sistema de ônibus não é o mesmo visto 11 anos atrás, mas ainda não estamos onde gostaríamos de estar”, declarou o secretário. Ainda segundo ele, o caminho para chegar a melhoria de qualidade para o passageiro é a licitação pública. “O Detro está desde o início do ano se preparando para esse momento de licitação e vai ter que se preparar ainda mais”, complementou.
Durante o encontro, foram apresentadas as projeções e definições, por lotes, das regiões que serão licitadas, as etapas do processo da licitação e as exigências que deverão ser cumpridas pelas empresas candidatas. Uma das propostas que estão sendo discutidas é dividir a Baixada Fluminense em lotes. “O Estado do Rio vai licitar todas as linhas intermunicipais do Rio de Janeiro e especificamente na Baixada Fluminense vamos dividir a região em três lotes: Baixada 1A (Nova Iguaçu, Queimados e Japeri) que é o eixo da Via Dutra, Baixada 1B (Belford Roxo, São João de Meriti, Mesquita e Nilópolis), Baixada 2 (Duque de Caxias, Magé, Guapimirim). Hoje o sistema de ônibus intermunicipal não tem um planejamento unificado e a nossa avaliação mostra que o serviço não atende a expectativa dos passageiros”, contou o secretário Osorio. Ainda segundo ele, o passageiro é a prioridade. “Para a Baixada Fluminense, a licitação dos ônibus intermunicipais representa uma grande oportunidade de melhorarmos a qualidade do serviço”.
Concessão por 20 anos

Fotos: Gabriele Souza/Jornal de Hoje
As audiências públicas são o primeiro passo do processo que contratará operadores para atuarem no sistema de transporte coletivo público por ônibus no Estado do Rio de Janeiro. O projeto prevê a licitação para empresas ou consórcios por 20 anos e maior integração com os demais modais, racionalizando os trajetos e melhorando o serviço aos usuários. As empresas ou consórcios interessados em participar da licitação terão que cumprir as exigências de qualificação técnica estabelecidas pelo Governo do Estado e a concorrência será definida pelo maior valor de outorga. Esta é a primeira vez que um processo licitatório dessas características é realizado pelo Governo do Estado.
Ao todo, para validar o projeto operacional e os principais instrumentos de gestão que serão implantados, serão realizadas 12 audiências públicas com objetivo de apresentar o novo modelo à população onde terão a oportunidade de apresentar suas demandas e sugestões para otimizar o transporte intermunicipal por ônibus.
Além de Nova Iguaçu, o Detro já realizou audiência pública em São Gonçalo (27/10) e Duque de Caxias (29/10). Os outros nove municípios que receberão as reuniões são: Volta Redonda, no Médio Paraíba; Campos dos Goytacazes e Macaé, no Norte Fluminense; Itaperuna, no Noroeste Fluminense; Cabo Frio, na Baixada Litorânea; Três Rios, no Sul Fluminense; Teresópolis, na Região Serrana; Angra dos Reis, na Costa Verde e a capital Rio de Janeiro.
Por: Gabriele Souza (gabriele.souza@jornalhoje.inf.br)