Autistas recebem tratamento especial em Meriti

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Professora Ingrid Ferreira (esquerda) com parte da sua turma de educação infantil  Foto: Assimp Meriti/Gláucio Burle
Professora Ingrid Ferreira (esquerda) com parte da sua turma de educação infantil
Foto: Assimp Meriti/Gláucio Burle

Referência na educação de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo, São João de Meriti é a única cidade no estado do Rio de Janeiro a contar com uma escola pública especializada especificamente no ensino de alunos autistas. Fundada em 2008, a Escola Municipal Especial Professora Mariza Azevedo Catarino, que antes funcionava em um pequeno espaço com apenas duas salas de aula para comportar quase 100 alunos, em 2014 passou por uma grande transformação, ganhando uma nova estrutura após a construção de um novo prédio pela Prefeitura de São João de Meriti. Hoje, os 220 estudantes com autismo matriculados na unidade contam com total estrutura e acessibilidade nas cerca de 40 salas distribuídas em três andares, que atendem às diversas demandas de alunos e profissionais da unidade.
A escola atualmente conta com estudantes de 4 a 30 anos e lhes oferece todo o suporte de uma equipe multidisciplinar especializada, composta por: professores, psicólogos, fisioterapeutas, arteterapeutas, fonoaudiólogos, psicomotricistas, psicopedagogas, orientadores educacionais e pedagógicos. Ao todo, 56 profissionais atuam na unidade.
A proposta da escola é preparar seus alunos para que sejam incluídos no ensino regular, através do desenvolvimento de habilidades acadêmicas, motoras, sociais e de linguagem. “Nosso intuito não é fazer com que a criança permaneça aqui na unidade, mas prepará-los para a inclusão, sempre respeitando o tempo e a individualidade de cada um”, explica a orientadora pedagógica, Sandra Maria Mota.
O trabalho de inclusão do aluno começa a ser realizado desde a educação infantil da escola. “Aqui tentamos nos aproximar ao máximo da rotina de uma educação infantil regular, pois o nosso objetivo é que essa seja uma escola de passagem para a criança e que todos os nossos alunos sejam incluídos. Acompanhar de perto a evolução e poder contribuir com desenvolvimento dessas crianças é muito gratificante”, comemora a professora Ingrid Ferreira, que está na unidade desde 2013.

Famílias participam de atividades

Além dos alunos, as famílias também recebem uma atenção especial na escola e participam de diversas atividades, palestras e oficinas desenvolvidas pela equipe de orientação educacional, visando oferecer a eles momentos de descontração, aprendizado e troca de experiências. A escola entende que a família precisa ser acolhida e bem cuidada, pois isso se reflete diretamente na aprendizagem do aluno.
Com um filho matriculado há dois anos na unidade, o vendedor Vando Aquino, conta que antes de conhecer a escola procurou unidades de ensino especial particulares e públicas em outras cidades, mas não encontrou a qualidade oferecida pela escola meritiense. “Tenho um filho de nove anos e fazia bastante tempo que procurávamos uma escola com ensino específico para crianças e jovens com autismo. Não encontrei nenhuma pública, apenas algumas particulares, porém, com uma mensalidade fora da minha realidade financeira. Quando conheci a escola Mariza Catarino, tive a certeza de ter encontrado o lugar certo para o meu filho. Como conhecedor do assunto, posso afirmar que São João de Meriti está muito à frente das outras cidades no que diz respeito à educação para autistas. Aqui temos um local especializado, onde me sinto muito bem e acompanho a evolução e aprendizagem do meu filho. O trabalho feito com os pais é excelente e nos proporciona todos os dias novas experiências com outras famílias”, conta o vendedor, que é morador do município de Nova Iguaçu.
“Em nossa escola preparamos os alunos não somente para uma inclusão na rede de ensino, mas para uma inclusão social e para a vida”, ressalta a diretora da unidade, Simone Oliveira.

Inclusão também no Esporte

Faltando menos de um mês para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, a escola não poderia ficar de fora do contexto do esporte e vem promovendo diversas atividades pedagógicas e esportivas com os alunos. O objetivo é apresentar-lhes algumas das modalidades Olímpicas por meio da realização de trabalhos acadêmicos e também levando os estudantes para praticarem as atividades, como explica o professor de educação física, José Salomão Dantas. “Além dos nossos exercícios físicos regulares, estamos preparando os alunos para um grande evento nos dias 5 e 6 de setembro em homenagem aos Jogos. Eles participarão de diversas atividades de atletismo totalmente adaptadas. Com isso desenvolvermos a parte motora e física dos alunos, além de socializá-los”, conta o professor, que é o responsável pela educação física desde o início da escola.
O evento acontecerá na Vila Olímpica de São João de Meriti, que assim como a Escola Municipal Especial Professora Mariza Azevedo Catarino, está localizado dentro do Complexo Educacional do município, construído pela prefeitura da cidade e que se encontra em fase final de obras. Além da Vila Olímpica e da Escola Mariza, o local conta ainda com a Creche Denise Cerqueira e em breve também contará com outra escola para atender exclusivamente à educação infantil. Toda essa interação e socialização dentro de um Complexo Educacional são aliados importantes para o desenvolvimento dos alunos com autismo.
“Essa escola é um presente para o município e para todo o estado pela grandeza no atendimento ao autismo e excelência na inclusão. É a única unidade municipal especializada em todo o Rio de Janeiro, e com o grande diferencial de estar num Complexo Educacional com creche, educação infantil e Vila Olímpica. Os pais, munícipes e todo bairro acabam multiplicadores dessa educação integradora e afetiva”, ressalta a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Eneila de Lucas.
A Escola Mariza Azevedo Catarino fica na Avenida Mendes de Oliveira, s/nº, no bairro Grande Rio. O telefone da unidade é 2650-2045.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!