
Fotos: Ivan Teixeira
A forte chuva que atingiu o estado na segunda-feira (15) fez grandes estragos em diversas regiões. Na Baixada Fluminense, muitos municípios ficaram alagados. Em bairros mais periféricos, enchentes passaram a fazer parte da rotina dos moradores. Para eles, a área só é lembrada em épocas de campanha eleitoral onde surgem milhões de promessas, como desassoreamento de rios e obras de drenagem e pavimentação em ruas que sequer contam com rede de esgoto.
Em uma rua parcialmente pavimentada no bairro Bela Vista, em Belford Roxo, o aposentado José Pedro de Souza, de 82 anos, realiza um serviço que deveria ser feito pelo poder público. “Essa rede de esgoto está entupida há cinco meses. Já reclamamos muitas vezes na prefeitura, mas sempre somos informados que nos mandarão uma equipe para cá no dia seguinte”, contou o morador enquanto desentupia a rede da Rua Caminho do Jango.
A previsão de chuva continua até o próximo final de semana. De acordo com o aposentado Cosme Ferreira, de 63 anos, a situação do bairro piora nos dias chuvosos. “É muito difícil passar por aqui quando chove, pois os carros atolam na lama e algumas ruas ficam cheias”, disse Cosme. Para ele, uma rua asfaltada facilitaria a vida de muitos moradores. “Minha mãe tem 88 anos e está na cama. Quando ela passa mal os carros têm muita dificuldade de chegar até aqui para fazer o socorro”, complementou Cosme que mora no bairro há 40 anos.
Ainda de acordo com o aposentado Cosme Ferreira, o problema do bairro Bela Vista é antigo. “Em anos morando aqui nunca vi nenhum prefeito fazer nada por nós. Só lembram desse lugar em época de campanha, quando fazem promessas, mas não as cumprem”, desabafou o morador.

Fotos: Ivan Teixeira
Procurada pelo Jornal de Hoje, a Prefeitura de Belford Roxo disse que “as obras de pavimentação estavam sendo realizadas no local através do programa Bairro Novo do Governo do Estado, mas tiveram que ser paralisadas por falta de recursos do mesmo. Em relação aos bueiros, a Secretaria esclarece que enviará uma equipe ao local ainda esta semana para efetuar os reparos necessários.”
Municípios alagados
Pelas redes sociais, moradores de São João de Meriti compartilharam fotos de ruas alagadas. “Aqui no Parque Juriti estamos sofrendo com o abandono da Estrada São João – Caxias. Queremos um posicionamento da secretaria de Obras”, cobrou uma internauta meritiense. “Por volta das 18h o Parque Novo Rio estava todo alagado. Ninguém conseguia passar”, relatou outra mulher.
Em Vilar dos Teles, em frente ao Hospital da Mulher, na Avenida Automóvel Clube, foi registrado congestionamento. “O trânsito não está nada legal. É uma consequência de pouco tempo de chuva”, publicou uma moradora.
Procurada pela redação do JH, a prefeitura de São João de Meriti informou que “apesar da forte chuva, apenas a região em torno do Rio Pavuna sofreu com alagamentos. Mas esvaziou rapidamente por conta do sistema de drenagem que funcionou perfeitamente”. A Nota também diz que “foram registradas duas ocorrências de desabamento (uma parcial e outra de ameaça). E não houve nanhum deslizamento ou desmoronamento.”
Por: Gabriele Souza (gabriele.souza@jornalhoje.inf.br)