Baixada elege representantes culturais

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
A secretária estadual de Cultura, Eva Doris Rosental, e o secretário municipal de Cultura de Nova Iguaçu Wagner d'Almeida abriram o evento
A secretária estadual de Cultura, Eva Doris Rosental, e o secretário municipal de Cultura de Nova Iguaçu Wagner d’Almeida abriram o evento

Nova Iguaçu recebeu na noite de terça-feira (17) representantes do setor cultural da Baixada Fluminense. O Complexo Cultural da cidade foi palco para a escolha de dois novos membros do Conselho da região. Foram escolhidos o titular Ivan Machado, morador de Mesquita, e Beto Gaspari, de São João de Meriti. Ao todo serão 32 representantes no estado, e 10 por região. Seis nomes ainda serão escolhidos online. Os representantes da sociedade civil farão parte do futuro Conselho Estadual de Política Cultural.
A eleição integrou a sequência de Conferências Regionais de Cultura, promovidas pelo Governo do Estado. Para a escolha online, as inscrições já estão abertas no site da Secretaria Estadual de Cultura. A secretária estadual de Cultura, Eva Doris Rosental, e o secretário municipal de Cultura de Nova Iguaçu, Wagner d’Almeida, abriram o evento. Eva ressaltou a importância da integração do grupo. “A participação popular é muito importante, principalmente quando escolhidos por seus pares”, disse a secretária estadual.
Para Wagner d’Almeida, a luta pela cultura engrandece a região. “Conseguimos reunir aqui um grande número de pessoas que lutam pela cultura de nossa Baixada Fluminense, e isso nos orgulha muito. Continuamos juntos nessa luta”, ressaltou o secretário Wagner d’Almeida. Os novos representantes da Baixada devem se reunir com os outros eleitos no início do próximo ano.
O conselho será composto por 16 membros titulares e seus respectivos suplentes. A coordenação dos processos de votação ficou a cargo de uma comissão eleitoral formada por dois representantes da Secretaria de Cultura, seus respectivos suplentes, e representante indicado pela Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), com seu respectivo suplente.
As Conferências Regionais de Cultura tiveram início no mês de outubro,
Desde o início de outubro, quando os conselhos regionais tiveram início, foram eleitos os representantes das regiões Metropolitana Leste, Costa Verde e Serrana. As eleições fazem parte do processo de estruturação do Conselho Estadual de Política Cultural, órgão colegiado deliberativo, de composição paritária, peça integrante do Sistema Estadual de Cultura, recentemente instituído com a sanção da Lei 7035/2015.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!